MORPHOLOGY AND HISTOLOGY OF THE TESTICLES OF QUEEN ANGELFISH Holacanthus ciliaris (LINNAEUS, 1758) (TELEOSTEI: PERCIFORMES: POMACANTHIDAE)
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v36i1-2.6602Palavras-chave:
Holacanthus ciliaris, Pomacanthidae, peixes recifais, reprodução.Resumo
Aspectos da morfologia e histologia de testículos de Holacanthus ciliares foram estudados nesta pesquisa. Coletas mensais de peixes vivos, totalizando 39 machos, foram realizadas entre os meses de dezembro de 2000 e novembro de 2001 na costa do Estado do Ceará. O comprimento total dos peixes variou entre 63,4 e 334mm, o comprimento padrão entre 50,9 e 270mm e o peso total entre 6,70 e 590g. Os testículos apresentavam-se bilobulados, em forma de fita, com textura firme e coloração variando entre transparente e âmbar. No estudo histológico foram encontrados gametas masculinos em todos os estágios da espermatogênese durante os meses do ano.
Downloads
Publicado
2017-03-10
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).