A NON-FATAL ATTACK BY THE TIGER SHARK, Galeocerdo cuvieri, ON THE NORTHEAST COAST OF BRAZIL (CHONDRICHTHYES:CARCHARHINIDAE)
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v36i1-2.6606Palavras-chave:
tubarão-tintureira, ataque, surfista, Nordeste do Brasil.Resumo
Este trabalho apresenta a descrição de ataque por um tubarão-tintureira, Galeocerdo cuvieri, cuja identificação foi feita com base no exame de um fragmento de dente removido da lesão. A vítima, um surfista de 25 anos, foi atacado no dia 1 de março de 1994, na Praia de Boa Viagem, Recife, Nordeste do Brasil, e sofreu lesões na perna esquerda, decorrente de, pelo menos, uma mordida do tubarão. Um fragmento de dente, medindo cerca de 2,5 mm, foi removido da porção superior da fíbula e, segundo um exame mais cuidadoso, constatou-se que o mesmo corresponde à borda comissural do 3º ao 5º dente superior de um tubarão-tintureira. O tamanho estimado do animal foi de 2 a 2,5 m de comprimento total, a julgar pela análise comparativa do fragmento de dente, tamanho e posição das lesões, mais a descrição fornecida pela vítima.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).