AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE TILÁPIA (Oreochromis niloticus) CULTIVADA EM AQUAPONIA PILOTO UTILIZANDO ÁGUAS NÃO TRATADAS
Evaluation of Tilapia (Oreochromis niloticus) production cultivated in pilot aquaponics using untreated water
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v57i1.78447Resumo
Para garantir a segurança hídrica são necessárias tecnologias que permitam otimizar o uso da água. A aquaponia é uma forma de criação sustentável permitindo a recirculação de água tratada através de filtros biológicos. Este trabalho teve como objetivo quantificar a produção de biomassa de peixes cultivados utilizando sistemas de aquaponia. Para isto foram realizadas coletas de dados em dois períodos, sendo utilizada água proveniente da estação chuvosa e o outro da estação seca. Foram instalados três tratamentos com água de diferentes fontes (abastecimento público, poço tubular profundo e riacho) e cada um foi povoado com 20 animais por taque. Os animais foram submetidos a biometrias e chipagem. Os resultados foram comparados com relação aos fatores tempo e aos tratamentos d’água. O crescimento dos peixes cultivados foi satisfatório quanto aos ganhos em massa e tamanho em ambos os períodos avaliados. A estação seca se destacou como sendo o de maior aumento em peso e tamanho. Os sistemas aquaponicos se mostraram viáveis quanto a possibilidade de tratamento de água para produção de tilápia nilótica, podendo ser utilizado em áreas com ocorrência de escassez hídrica.
Palavras-chave: Aquicultura, recirculação, biorremediação, biomassa, peixes
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Arquivos de Ciências do Mar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).