THE DATA WE NEED FOR THE OCEAN WE WANT TO PREDICT: A BRAZILIAN PERSPECTIVE
Dados que precisamos para o oceano que queremos: uma perspectiva brasileira
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v55iEspecial.78513Resumo
Um “Oceano Previsto” é um dos objetivos da Década dos Oceanos da ONU. As observações e as simulações numéricas da circulação dos oceanos estão no centro desse resultado. Modelos numéricos são usados para entender o presente e prever o estado futuro dos oceanos, mas também o impacto humano sobre ele, entre muitos outros usos. No entanto, seus resultados são apenas uma representação da realidade, e precisamos validá-los com dados observacionais antes de usá-los. Considerando a extensão de sua costa e a importância dos mares para sua economia, o Brasil não coleta dados físicos oceânicos suficientes, tendo apenas alguns sistemas de observação em tempo real. Infelizmente, devido à covid e à atual crise do orçamento nacional da ciência, o número de observações em tempo real foi reduzido ainda mais. Numa perspectiva positiva, devemos acreditar que essa situação vai mudar. Precisamos estar preparados para convencer as partes interessadas da importância de sistemas de observação para nossa sociedade e garantir um orçamento para isso. Essa é a saída para prever os nossos oceanos de forma correta.
Palavras-chave: modelagem oceânica, sistemas de observação, Década dos Oceanos, validação de modelos numéricos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).