ARTIFICIAL REEFS IN BRAZIL: PERSPECTIVES ON THE RESTORATION OF MARINE ECOSYSTEMS
Recifes artificiais no Brasil: perspectivas sobre a restauração de ecossistemas marinhos
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v56i2.83510Resumo
Os recifes artificiais (ARs) podem restaurar ecossistemas de recifes degradados quando implementados adequadamente. Apesar do interesse crescente, existe controvérsia devido aos variados impactos associados a essas estruturas. Cada local em todo o mundo possui leis e regulamentos exclusivos relativos à implementação de AR. Neste artigo, avaliamos criticamente e atualizamos o estado da arte sobre ARs no Brasil, explorando sua história, os aspectos-chave e o conhecimento científico sobre seu status e perspectivas futuras. Os ARs têm sido utilizados na costa brasileira por entidades governamentais desde a década de 1980 e por comunidades locais com o objetivo de aumentar a produtividade pesqueira desde a década de 1990. No entanto, aspectos importantes, como a monitorização ambiental, a avaliação do local, as tecnologias de materiais, a concepção e as considerações socioeconômicas, não foram extensivamente abordados. Consequentemente, o planejamento inadequado gerou impactos econômicos e socioambientais, como espécies invasoras, poluição e perturbações nas estruturas tróficas
comunitárias, afetando a costa brasileira econômica, social e ecologicamente. Embora tenham sido feitos alguns progressos na legislação, são necessárias mais especificações e ferramentas baseadas na ciência. Também surgiram preocupações sobre o naufrágio de numerosos navios para fins turísticos. Assim, apresentamos uma ferramenta de tomada de decisão para utilização de AR, enfatizando planejamento científico, avaliações, estratégias de longo prazo, estudos interdisciplinares e políticas públicas para gestão e monitoramento, incluindo ARs existentes.
Palavras-chave: recife artificial, Brasil, gestão costeira, restauração, pesca.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Arquivos de Ciências do Mar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).