BASELINE DATA ON RUBIDIUM (Rb) CONTAMINATION IN JUVENILE CARIBBEAN SHARPNOSE SHARK Rhizoprionodon porosus FROM SOUTHEASTERN BRAZIL
Dados de referência sobre contaminação por rubídio (Rb) em cações-frango Rhizoprionodon porosus juvenis do Sudeste brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v56i1.92056Resumo
Embora a poluição tenha sido recentemente identificada como uma prioridade para a conservação de elasmobrânquios, avaliações acerca da contaminação por metais em tubarões e raias ainda são escassas, especialmente no Sudeste do Brasil. Nesse contexto, o rubídio (Rb) é um elemento não essencial biomagnificador determinado em apenas duas avaliações em elasmobrânquios até o momento. Assim, o objetivo deste estudo foi obter dados de base de Rb e discutir as implicações das concentrações de Rb em músculo e fígados do vulnerável cação-frango, Rhizoprionodon porosus, do Sudeste brasileiro. Amostras de 18 espécimes juvenis foram analisadas por espectrometria de massa com plasma indutivamente acoplado após decomposição ácida. Ao agrupar machos e fêmeas, as concentrações em músculo (1,117 ± 0,269 mg kg-1 w.w.) foram significativamente maiores que as em fígado (0,677 ± 0,146 mg kg-1 w.w.), indicando provável bioacumulação de Rb. Diferenças significativas foram observadas entre as concentrações de Rb no fígado e no músculo de machos e fêmeas, ambas maiores no músculo. As fêmeas também apresentaram concentrações hepáticas significativamente mais altas. Observou-se correlação negativa entre comprimento total e Rb hepático ao agrupar machos e fêmeas, o que pode indicar efeito de diluição do contaminante, enquanto uma correlação positiva foi observada entre comprimento total e Rb em músculo para machos, indicando processos de bioacumulação. Preocupações ecológicas significativas em relação à contaminação por Rb para esse grupo são, portanto, observadas, demandando maiores investigações.
Palavras-chave: Chondrichthyes, elementos tóxicos, bioacumulação, poluição ambiental, Elasmobranchii.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).