CHARACTERIZATION OF THE LONGNOSE STINGRAY Hypanus guttatus (CHONDRICHTHYES: MYLIOBATIFOMES) FISHERY IN A COASTAL AREA OF NORTHEAST BRAZIL
Caracterização da pesca da raia Manteiga Hypanus guttatus (Chondrichthyes: Myliobatifomes) em uma área costeira do Nordeste do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v56i1.93319Resumo
A raia manteiga Hypanus guttatus é comum nos desembarques da pesca artesanal no Nordeste do Brasil. O objetivo desse trabalho foi descrever as atividades de pesca artesanal que capturam H. guttatus na zona costeira do estado de Pernambuco. O desembarque foi monitorado de agosto de 2013 a outubro de 2015 na área litorânea do estado. Um total de 167 indivíduos (94 fêmeas e 73 machos) foram amostrados, oriundos de capturas por redes do tipo raieira, arrasto de camarão, linha de mão, mangote e rede de emalhar. A raieira foi responsável pela captura de 78,7% do total de raias amostradas. Essa rede captura indivíduos de todas as fases do ciclo de vida da espécie. O arrasto de camarão e o mangote foram responsáveis pela captura de indivíduos imaturos e em desenvolvimento. As áreas costeiras e estuarinas são habitats essenciais para a manutenção das populações locais de H. guttatus. A baixa fecundidade da espécie associada à intensidade do esforço pesqueiro no período seco, quando ocorrem os principais eventos do ciclo reprodutivo, podem afetar a população de H. guttatus em Pernambuco. Medidas de conservação e manejo devem ser implementadas para se tentar minimizar o impacto das ações antrópicas nos habitats essenciais desse batóide.
Palavras-chaves: pesca artesanal, aparelhos de pesca, Atlântico sudoeste, Dasyatidae.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Arquivos de Ciências do Mar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).