Avaliação da política de educação especial e o paradigma da diversidade: mudar a lei garante mudança da realidade?
Palavras-chave:
Política Educacional. Inclusão Social. Diversidade. Educação Especial.Resumo
Avaliar a política de educação especial a partir do paradigma da inclusão requer, sobretudo, considerar a trajetória da conquista de direitos dos sujeitos historicamente oprimidos e as desigualdades interseccionais. O estudo busca refletir sobre o tratamento aos diferentes, especialmente, à pessoa com deficiência (PCD). Para isso, vislumbra-se apreender a categoria inclusão social e como ela vem sendo assegurada no âmbito das políticas educacionais, agregando às escolas, o paradigma da diversidade. É uma proposta de análise social, política e jurídica em torno das experiências da PCD no Brasil, através de uma revisão de literatura, de natureza qualitativa. Evidencia-se que, embora haja um reconhecimento da diversidade, pluralidade e multiculturalismo nos aparatos normativos e na própria política de educação, ainda há a necessidade de decolonizar a política educacional para superar a cultura hegemônica que impossibilita o acesso de todas as pessoas a uma educação crítica, inclusiva e libertadora.