Desafios e aprendizados na institucionalização de um sistema de avaliação em uma universidade federal

Autores

  • Prof. Dr. Marcos Vinicius Pó

Palavras-chave:

avaliação, sistemas de avaliação, ensino superior, instituições de ensino superior, Comissão Própria de Avaliação

Resumo

O presente artigo tem como objetivo trazer reflexõesanalíticas sobre os aprendizados do autor na estruturação de umsistema de autoavaliação e suas imbricações com o desenvolvimentoinstitucional enquanto coordenador da Comissão Própria deAvaliação da Universidade Federal do ABC (UFABC). Ele foi construídopara embasar a participação do autor no Curso Avançado de Avaliaçãode Políticas, Programas e Serviços promovido pelo Laboratório deAvaliação em Saúde da UNIFESP e se estruturou buscando responderas questões norteadoras propostas: “por que avalio?”, “como avalio?”e “o que aprendi ao avaliar?”. Partindo da demanda legal por sistemasde avaliação nas Instituições de Ensino Superior e da análise desuas configurações e possibilidades aplicada são caso da UFABC,concluímos que é crucial haver pessoal dedicado à temática e o apoioda gestão para que o processo consiga se estruturar como um sistemaformal de avaliação

Biografia do Autor

Prof. Dr. Marcos Vinicius Pó

Universidade Federal do ABC – UFABC

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Publicado

2020-07-31

Edição

Seção

Artigos Inéditos