Avaliação em profundidade da política de cotas na Universidade Federal do Ceará
Versões de jovens universitários em situação de pobreza
Palabras clave:
Avaliação de Políticas Públicas. Política de Cotas. Pobreza pluridimensional. Universidade Federal do Ceará.Resumen
O presente artigo tem o objetivo de avaliar a Política de Cotas no contexto da Universidade Federal do Ceará, considerando as experiências dos (as) estudantes beneficiados (as) pela política, especificamente aqueles favorecidos pelas cotas destinadas a estudantes oriundos da escola pública e que possuem renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo por pessoa. Optou-se pela proposta avaliativa baseada na perspectiva contra-hegemônica de avaliação, a partir dos eixos analíticos da Avaliação em Profundidade, concebida por Rodrigues (2008). Verificou-se que a política tem representado uma conquista para tais estudantes, resvalando essa conquista às famílias e ao meio que fazem parte. Apesar da contribuição da Política de Cotas na inserção desses segmentos na universidade, destacou-se a necessidade de apresentar condições de permanência, que considerem as múltiplas configurações de pobreza de estudantes em situação de pobreza.