A UTILIZAÇÃO DOS CUSTOS NO SUPORTE ÀS ATIVIDADES DE MARKETING: UM ESTUDO NO SETOR HOTELEIRO DE CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA
DOI:
https://doi.org/10.19094/contextus.v7i2.32112Palavras-chave:
Custos. Marketing. Custos Operacionais. Hotelaria. Estratégia.Resumo
O objetivo deste artigo é analisar a utilização das informaçõesde custos para fins estratégicos na prestação de serviços e osuporte que pode ser evidenciado nas atividades de marketingem sua demanda específica no setor de hotelaria. Este estudoteve como propósito verificar empiricamente se os gestores deempreendimentos hoteleiros de Curitiba e da Região Metropolitanaaplicam os conceitos de custos para desenvolverestratégias gerenciais voltadas às atividades de tomada dedecisão. Os resultados revelaram, quanto ao posicionamentoestratégico dos gestores dos hotéis, que predomina a estratégiada diferenciação para as atividades-fim como um todo.Quanto à percepção dos gestores acerca de utilidade dasinformações sobre custos operacionais, de fornecedores e declientes para fins estratégicos, eles responderam que sãonecessários para facilitar negociações e obter economiaseventuais. A respeito de custos operacionais, afirmaram quesão úteis para formação de preços, para promoções, e indispensáveispara promoções e formação de preços.Downloads
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