A UTILIZAÇÃO DOS CUSTOS NO SUPORTE ÀS ATIVIDADES DE MARKETING: UM ESTUDO NO SETOR HOTELEIRO DE CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA

  • Ivonaldo Brandani Gusmão
  • Lauro Brito de Almeida
Palavras-chave: Custos. Marketing. Custos Operacionais. Hotelaria. Estratégia.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a utilização das informaçõesde custos para fins estratégicos na prestação de serviços e osuporte que pode ser evidenciado nas atividades de marketingem sua demanda específica no setor de hotelaria. Este estudoteve como propósito verificar empiricamente se os gestores deempreendimentos hoteleiros de Curitiba e da Região Metropolitanaaplicam os conceitos de custos para desenvolverestratégias gerenciais voltadas às atividades de tomada dedecisão. Os resultados revelaram, quanto ao posicionamentoestratégico dos gestores dos hotéis, que predomina a estratégiada diferenciação para as atividades-fim como um todo.Quanto à percepção dos gestores acerca de utilidade dasinformações sobre custos operacionais, de fornecedores e declientes para fins estratégicos, eles responderam que sãonecessários para facilitar negociações e obter economiaseventuais. A respeito de custos operacionais, afirmaram quesão úteis para formação de preços, para promoções, e indispensáveispara promoções e formação de preços.

Biografia do Autor

Ivonaldo Brandani Gusmão
Mestre em Contabilidade pelo Programa de Pós-graduação da UFPR. Professor do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
Lauro Brito de Almeida
Doutor em Controladoria e Contabilidade FEA/USP PPG Mestrado em Contabilidade da UFPR
Publicado
2008-01-01
Seção
Artigos