Empreendedorismo, cultura e diversidade: a participação dos empreendedores negros nas atividades empreendedoras no Brasil no período de 1990 a 2008
DOI:
https://doi.org/10.19094/contextus.v11i2.32161Palavras-chave:
Empreendedorismo. Cultura. Diversidade. Empreendedores Negros. Brasil.Resumo
O objetivo deste artigo é discutir a influência de fatores étnico-raciais no perfil dos empreendedoresbrasileiros. Considerando a complexidade da temática, o estudo limita-se aos aspectos das relaçõesétnicas brasileiras focadas nas questões dos empreendedores negros. Para tanto, foram coletados dadossobre a participação dos negros nas atividades empreendedoras no país do ano de 1990 a 2008. Osresultados da pesquisa evidenciam aspectos de as relações étnicas brasileiras serem um obstáculo aosempreendedores negros para estabelecer e manter empreendimentos, influenciando as relações dessesempreendedores com fornecedores, clientes, concorrentes e funcionários. Assim, a formação de redesde empreendedores negros pode ser uma alternativa de fortalecimento de atuação dessa população naeconomia, onde, além de auxiliar as atividades de comércio no mercado interno no Brasil, podefomentar a internacionalização comercial proveniente de seus empreendimentos associados.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores, no ato da submissão, aceitam a declaração abaixo:
Nós autores mantemos sobre nosso artigo publicado os direitos autorais e concedemos à revista Contextus o direito de primeira publicação, com uma licença Creative Commons na modalidade Atribuição – Não Comercial 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
Temos ciência de estarmos autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), também com reconhecimento tanto da autoria, quanto da publicação inicial neste periódico.
Atestamos que o artigo é original ou inédito, não foi publicado, até esta data, em nenhum periódico brasileiro ou estrangeiro, quer em português, quer em versão em outra língua, nem está encaminhado para publicação simultânea em outras revistas.
Sabemos que o plágio não é tolerado pela revista Contextus e asseguramos que o artigo apresenta as fontes de trechos de obras citadas, incluindo os de qualquer trabalho prévio produzido e publicado pelos próprios autores.