Empreendedorismo, cultura e diversidade: a participação dos empreendedores negros nas atividades empreendedoras no Brasil no período de 1990 a 2008

Autores

  • Josiane Silva Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jaiane Aparecida Pereira Universidade Estadual de Maringá
  • Márcia Cristina David de Souza Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.v11i2.32161

Palavras-chave:

Empreendedorismo. Cultura. Diversidade. Empreendedores Negros. Brasil.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a influência de fatores étnico-raciais no perfil dos empreendedoresbrasileiros. Considerando a complexidade da temática, o estudo limita-se aos aspectos das relaçõesétnicas brasileiras focadas nas questões dos empreendedores negros. Para tanto, foram coletados dadossobre a participação dos negros nas atividades empreendedoras no país do ano de 1990 a 2008. Osresultados da pesquisa evidenciam aspectos de as relações étnicas brasileiras serem um obstáculo aosempreendedores negros para estabelecer e manter empreendimentos, influenciando as relações dessesempreendedores com fornecedores, clientes, concorrentes e funcionários. Assim, a formação de redesde empreendedores negros pode ser uma alternativa de fortalecimento de atuação dessa população naeconomia, onde, além de auxiliar as atividades de comércio no mercado interno no Brasil, podefomentar a internacionalização comercial proveniente de seus empreendimentos associados.

Biografia do Autor

  • Josiane Silva Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Doutoranda em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Graduação e Mestrado em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).
  • Jaiane Aparecida Pereira, Universidade Estadual de Maringá
    Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).
  • Márcia Cristina David de Souza, Universidade Estadual de Maringá
    Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Maringá.

Downloads

Publicado

31-12-2013

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Empreendedorismo, cultura e diversidade: a participação dos empreendedores negros nas atividades empreendedoras no Brasil no período de 1990 a 2008. (2013). Contextus - Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 11(2), 7-30. https://doi.org/10.19094/contextus.v11i2.32161