TECNOLOGIAS AMBIENTAIS E OS IMPACTOS NO DESEMPENHO ECONÔMICO-FINANCEIRO: O CASO DA CELULOSE IRANI S/A

Autores

  • Fábio Lazzarotti Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Simone Sehnem Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Yeda Maria Pereira Pavão Universidade Estadual do Paraná
  • Anete Alberton Universidade do Vale do Itajaí
  • Sidnei Marinho Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.v12i1.32171

Palavras-chave:

Tecnologias ambientais. Desempenho. Indicadores econômico-financeiros. Relatórios de sustentabilidade. Demonstrações financeiras.

Resumo

Este artigo analisa o impacto das tecnologias ambientais no desempenho econômico-financeiro de uma empresade papel e celulose. Entre os investimentos, delimitaram-se neste estudo dois projetos implementados pelaempresa: a usina de cogeração de energia e a modernização da Estação de Tratamento de Efluentes. Para a coletade dados, a análise documental e de conteúdo foi realizada por meio de procedimento descritivo-quantitativo, apartir dos dados secundários disponíveis nos relatórios de sustentabilidade e de demonstrações financeiras. Osinvestimentos ambientais parecem ter impactado favoravelmente no desempenho econômico-financeiro daorganização, levando-se em conta somente os indicadores de valor econômico e de geração de caixa, emespecífico o MVA e o EBITDA, não obstante a crise financeira internacional. Contudo, há evidências de que osinvestimentos ambientais se coadunam com a política de mitigação dos impactos ambientais durante o processoprodutivo da empresa Irani. Isso se comprova pelos resultados obtidos até o momento, que evidenciam que osprojetos de MDL, desde sua consolidação, possibilitaram a redução da emissão de aproximadamente 200 miltoneladas de CO2 ao ano.

Biografia do Autor

Fábio Lazzarotti, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutor em Administração e Turismo pela Universidade do Vale do Itajaí; Coordenador do Mestrado Profissional em Administração da UNOESC.

Simone Sehnem, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutora em Administração e Turismo pela Universidade do Vale do Itajaí; Professora do Mestrado Profissional em Administração da UNOESC.

Yeda Maria Pereira Pavão, Universidade Estadual do Paraná

Doutora em Administração e Turismo pela Universidade do Vale do Itajaí; Professora da UNESPAR.

Anete Alberton, Universidade do Vale do Itajaí

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina; Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da UNIVAL.

Sidnei Marinho, Universidade do Vale do Itajaí

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina; Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da UNIVAL.

Downloads

Publicado

2014-01-31

Como Citar

Lazzarotti, F., Sehnem, S., Pavão, Y. M. P., Alberton, A., & Marinho, S. (2014). TECNOLOGIAS AMBIENTAIS E OS IMPACTOS NO DESEMPENHO ECONÔMICO-FINANCEIRO: O CASO DA CELULOSE IRANI S/A. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 12(1), 56–80. https://doi.org/10.19094/contextus.v12i1.32171

Edição

Seção

Artigos