RELAÇÃO DA ASSIMETRIA DA INFORMAÇÃO, DA PARTICIPAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E DO RISCO NA CRIAÇÃO DA FOLGA ORÇAMENTÁRIA

Autores

  • Carlos Eduardo Facin Lavarda
  • Odirc Luiz Fank Faculdades de Itapiranga

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.v12i1.32172

Palavras-chave:

Folga orçamentária. Assimetria da informação. Participação orçamentária. Risco na decisão orçamentária.

Resumo

O objetivo da pesquisa é verificar a relação da assimetria da informação, da participaçãoorçamentária e da posição de risco na criação da folga orçamentária pela média gerência deorganizações. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, com abordagem quantitativa,realizada por meio de levantamento, utilizando como instrumento de pesquisa o questionário.A amostra da pesquisa é composta por 171 alunos de cursos de pós-graduação lato sensu nasáreas de Contabilidade e Administração no estado de Santa Catarina que se enquadraram noscargos gerenciais em suas organizações. Os constructos foram testados quanto à validade deescala por meio do teste de Alpha de Cronbach. Os resultados da correlação de Spearmanmostram que não foi observada relação da participação, da assimetria da informação e dorisco com a criação da folga orçamentária. Por outro lado, a correlação entre a assimetria e aparticipação orçamentária foi significante e positiva.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Facin Lavarda

Doutor em Contabilidade pela Universitat de Valencia, Espanha; Professor do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau - FURB.

Odirc Luiz Fank, Faculdades de Itapiranga

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau - FURB. Professor da FAI - Faculdades de Itapiranga/SC.

Downloads

Publicado

2014-01-31

Como Citar

Lavarda, C. E. F., & Fank, O. L. (2014). RELAÇÃO DA ASSIMETRIA DA INFORMAÇÃO, DA PARTICIPAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E DO RISCO NA CRIAÇÃO DA FOLGA ORÇAMENTÁRIA. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 12(1), 81–110. https://doi.org/10.19094/contextus.v12i1.32172

Edição

Seção

Artigos