RELAÇÃO DA ASSIMETRIA DA INFORMAÇÃO, DA PARTICIPAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E DO RISCO NA CRIAÇÃO DA FOLGA ORÇAMENTÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.19094/contextus.v12i1.32172Palavras-chave:
Folga orçamentária. Assimetria da informação. Participação orçamentária. Risco na decisão orçamentária.Resumo
O objetivo da pesquisa é verificar a relação da assimetria da informação, da participaçãoorçamentária e da posição de risco na criação da folga orçamentária pela média gerência deorganizações. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, com abordagem quantitativa,realizada por meio de levantamento, utilizando como instrumento de pesquisa o questionário.A amostra da pesquisa é composta por 171 alunos de cursos de pós-graduação lato sensu nasáreas de Contabilidade e Administração no estado de Santa Catarina que se enquadraram noscargos gerenciais em suas organizações. Os constructos foram testados quanto à validade deescala por meio do teste de Alpha de Cronbach. Os resultados da correlação de Spearmanmostram que não foi observada relação da participação, da assimetria da informação e dorisco com a criação da folga orçamentária. Por outro lado, a correlação entre a assimetria e aparticipação orçamentária foi significante e positiva.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores, no ato da submissão, aceitam a declaração abaixo:
Nós autores mantemos sobre nosso artigo publicado os direitos autorais e concedemos à revista Contextus o direito de primeira publicação, com uma licença Creative Commons na modalidade Atribuição – Não Comercial 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
Temos ciência de estarmos autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), também com reconhecimento tanto da autoria, quanto da publicação inicial neste periódico.
Atestamos que o artigo é original ou inédito, não foi publicado, até esta data, em nenhum periódico brasileiro ou estrangeiro, quer em português, quer em versão em outra língua, nem está encaminhado para publicação simultânea em outras revistas.
Sabemos que o plágio não é tolerado pela revista Contextus e asseguramos que o artigo apresenta as fontes de trechos de obras citadas, incluindo os de qualquer trabalho prévio produzido e publicado pelos próprios autores.