M-COMMERCE: UMA REVISÃO DA LITERATURA FOCADA NOS OFERTANTES DO SERVIÇO
DOI:
https://doi.org/10.19094/contextus.v14i3.865Palavras-chave:
M-commerce, Revisão de literatura, Serviço móvel, Administração, Comércio eletrônico.Resumo
Esta pesquisa teve o objetivo de identificar vantagens e desafios que as organizações encontram ao oferecerem o serviço de m-commerce. Foi realizada busca sistemática na literatura, bibliometria, classificando os 16 trabalhos encontrados, e análise descritiva de conteúdo, apresentando e discutindo os resultados reportados nestes artigos. Quanto aos resultados deste estudo, podem ser elencados os seguintes: há poucos estudos que analisam os ofertantes do serviço de m-commerce; não existe uma revista específica que publica estudos com o foco aqui tratado; as pesquisas não são focadas em um setor empresarial específico; há diversos benefícios que uma empresa pode obter ao oferecer o serviço de m-commerce, entretanto, também há barreiras que necessitam ser superadas; e algumas diretrizes devem ser seguidas para que se obtenha sucesso no mercado de m-commerce.
Referências
ALFAHL, H.; HOUGHTON, L.; SANZOGNI, L. Mobile Commerce adoption in organizations: a literature review and future research directions. Journal of Electronic Commerce in Organizations, v. 10, p. 61+, 2012.
ALVES, M. T. V. D. Análise de conteúdo: sua aplicação nas publicações de contabilidade. Revista Universo Contábil, v. 7, n. 3, p. 146-166, 2011.
ANATEL. Acessos Telefonia Móvel: Móvel pessoal. 2016. Disponível em: <http://ftp.anatel.gov.br/dados/Acessos/Movel_Pessoal/Total/csv/>. Acesso em: 18 nov. 2016.
BALASUBRAMANIAN, S.; PETERSON, R. A.; JARVENPAA, S. L. Exploring the implications of m-commerce for markets and marketing. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 30, n. 4, p. 348-361, 2002.
BARNETT, N.; HODGES, S.; WILSHIRE, M. M-commerce: an operator’s manual. The McKinsey Quarterly, n. 3, p. 163-173, 2000.
BHEDA, N. M-commerce for the masses. Siliconindia, n. 40, July, 2010.
CHANG, M. K.; CHEUNG, W.; LAI, V. S. Literature derived reference models for the adoption of online shopping. Information & Management, v. 42, p. 543-559, 2005.
CHONG, A. Y.-L. A two-staged SEM-neural network approach for understanding and predicting the determinants of m-commerce adoption. Expert Systems with Applications, v. 40, p. 1240-1247, 2013.
CHU, Y.; HUANG, L. Mobile Technologies Adoption: An Exploratory Case Study. Tsinghua Science & Technology, v. 13, n. 3, p. 300-305, 2008.
CLARKE, I., III. Emerging value propositions for m-commerce. Journal of Business Strategies, v. 25, n. 2, p. 41+, 2008.
E-BIT. Relatório WebShoppers. 31. ed., 2015. Disponível em: <http://www.webvenda.com/wp-content/uploads/2015/02/31_webshoppers.pdf>. Acesso em: 18 nov. 2016.
FROLICK, M. N.; CHEN, L. Assessing m-commerce opportunities. Information systems management. Spring, 2004.
GAN, L.; TU, W.; WANG, A. The Research on Application of Business Intelligence in Mobile E-commerce. Proceedings of the 2013 International Academic Workshop on Social Science (Iaw-Sc 2013), v. 50, p. 331-334, 2013.
GEORGIADIS, C. K. Mobile Commerce Application Development: Implementing Location-aware Information Services. In: GERACI, P.; LOGOTHETIS, M. Aict: 2009 Fifth Advanced International Conference on Telecommunications, p. 333-338, 2009.
GODOE, H.; HANSEN, T. B. Technological regimes in m-commerce: Convergence as a barrier to diffusion and entrepreneurship? Telecommunications Policy, v. 33, n. 1/2, p. 19-28, 2009.
HUANG, W.; QI, L. Y.; DONG, L. H. Business Models and Implementations of M-Commerce: Case Studies and Future Research Issues. 2007 International Conference on Wireless Communications, Networking and Mobile Computing, p. 3637-3640, 2007.
IVAN, I.; MILODIN, D.; ZAMFIROIU, A. Security of m-commerce transactions. Theoretical and Applied Economics, v. 20, n. 7, p. 59-76, 2013.
JIN, C. H.; VILLEGAS, J. Mobile phone user's behaviors: the motivation factors of the mobile phone user. International Journal of Mobile Marketing, v. 3, n. 2, p. 4-14, 2008.
JONKER, J.-W. M-commerce and m-payment: combining technologies. Bedrijfswiskunde en informatica, p. 1-28, 2003.
JUKIC, N. et al. M-commerce: Analysis of impact on marketing orientation. In: KHOSROWPOUR, M. Issues and Trends of Information Technology Management in Contemporary Organizations, p. 305-307, 2002.
KOUROUTHANASSIS, P. E.; GIAGLIS, G. M. Introduction to the special issue mobile commerce: the past, present, and future of mobile commerce research. International Journal of Electronic Commerce, v. 16, n. 4, p. 5-17, 2012.
LEE, C.-S.; HO, J. C. A Framework for Analyzing Business Model Innovation in Mobile Commerce. Journal of International Technology & Information Management, v. 19, n. 4, p. 37-60, 2010.
LIN, J. et al. Understanding the evolution of consumer trust in mobile commerce: a longitudinal study. Information Technology & Management, v. 15, n. 1, p. 37-49, 2014.
MALIK, A; KUMRA, R.; SRIVASTAVA, V. Determinants of consumer acceptance of m-commerce. South Asian Journal of Management, v. 20, n. 2, p. 102-126, 2013.
MARTÍN, S. S.; LÓPEZ-CATALÁN, B.; RAMÓN-JERÓNIMO, M. A. Factors determining firms' perceived performance of mobile commerce. Industrial Management & Data Systems, v. 112, n. 6, p. 946-963, 2012.
MARTÍN-GUTIÉRREZ, S.; LÓPEZ-CATALÁN, S.; RAMÓN-JERÓNIMO, M. A. Determinants of involvement in mobile commerce: the moderating role of gender. EsicMarket, v. 141, p. 69-101, 2012.
MAY, P. Mobile Commerce: Opportunities, Applications, and Technologies of Wireless Business. Breakthroughs in application development series. New York: Cambridge University Press, 2001. 304p.
NGAI, E.W.T.; GUNASEKARAN, A. E-commerce in Hong Kong: an empirical perspective and analysis. Internet Research, v.15, n. 2, p. 141-159, 2005.
NGAI, E. W. T.; GUNASEKARAN, A. A review for mobile commerce research and applications. Decision Support Systems, v. 43, n. 1, p. 3-15, 2007.
PIGNEUR, Y. An ontology for m-business models. In: SPACCAPIETRA, S.; MARCH, S. T., et al. (Eds.). Conceptual Modeling - Er 2002, v. 2503, p. 3-6, 2002.
REICHOLD, A. et al. Case study – M-commerce at Helsana Health Insurance: Mobile premium calculator. Proceedings of the 14th International Workshop on Database and Expert Systems Applications, p. 877-881, 2003.
SCHIERHOLZ, R.; KOLBE, L.; BRENNER, W. Strategy Alignment of Mobile Solutions in Customer-Oriented Processes. Wirtschaftsinformatik, v. 47, n. 1, 2005.
SHARMA, S.; GUTIÉRREZ, J. A. An evaluation framework for viable business models for m-commerce in the information technology sector. Electronic Markets, v. 20, n. 1, p. 33-52, 2010.
SHIH, Y.-Y.; HUANG, S.-S. Exploring the critical success factors of mobile commerce via qualitative method- in case of insurance industry. Proceedings of the 2009 Sixth International Conference on Information Technology: New Generations, n. 1-3, p. 958-962, 2009.
TEZZA, R.; BORNIA, A. C.; ALBUQUERQUE, R. M. E-marketing e difusão no m-commerce. V Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia (SEGET). Resende - RJ: Associação Educacional Dom Bosco, 2008.
THAKUR, R.; SRIVASTAVA, M. Customer usage intention of mobile commerce in India: an empirical study. Journal of Indian Business Research, v. 5, n. 1, p. 52-72, 2013.
TIWARI, R.; BUSE, S. The mobile commerce prospects: a strategic analysis of opportunities in the banking sector. Hamburg: Hamburg University Press, 2007.
TOMÁŠKOVÁ, H. M-Commerce and M-banking focused on Czech republic. In: MLADENOV, V. et al. (org.). Proceedings of the International Conference on Communication and Management in Technological Innovation and Academic Globalization, p.109-112, 2010.
VARNALI, K.; TOKER, A. Mobile marketing research: The-state-of-the-art. International Journal of Information Management, v. 30, n. 2, p. 144-151, 2010.
VILLAS, M. V.; MACEDO-SOARES, T. D. L. A.; RUSSO, G. M. Bibliographical research method for business administration studies: a model based on scientific journal ranking. Brazilian Administration Review, v. 5, n. 2, p. 139-159, 2008.
WU, J.-H.; WANG, S.-C. What drives mobile commerce? An empirical evaluation of the revised technology acceptance model. Information & Management, v. 42, p. 719-729, 2005.
XU, H.; YANG, J. Do m-commerce user’s expectations reflect reality? International Journal of Electronic Business Management, v. 10, n. 4, p. 322-331, 2012.
YANG, K. C. C. Exploring factors affecting the adoption of mobile commerce in Singapore. Telematics and Informatics, n. 22, p. 257-277, 2005.
YEO, J.; HUANG, W. Mobile E-commerce Outlook. International Journal of Information Technology & Decision Making, v. 2, n. 2, p. 313-332, 2003.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores, no ato da submissão, aceitam a declaração abaixo:
Nós autores mantemos sobre nosso artigo publicado os direitos autorais e concedemos à revista Contextus o direito de primeira publicação, com uma licença Creative Commons na modalidade Atribuição – Não Comercial 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
Temos ciência de estarmos autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), também com reconhecimento tanto da autoria, quanto da publicação inicial neste periódico.
Atestamos que o artigo é original ou inédito, não foi publicado, até esta data, em nenhum periódico brasileiro ou estrangeiro, quer em português, quer em versão em outra língua, nem está encaminhado para publicação simultânea em outras revistas.
Sabemos que o plágio não é tolerado pela revista Contextus e asseguramos que o artigo apresenta as fontes de trechos de obras citadas, incluindo os de qualquer trabalho prévio produzido e publicado pelos próprios autores.