Análise da divulgação de governança corporativa: um estudo sobre empresas brasileiras

  • Marcelle Colares Oliveira Universidade Federal do Ceará, Editora Associada - Contabilidade
  • Domenico Ceglia Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Lais Silva Lima Lojas Americanas
  • Vera Maria Rodrigues Ponte Universidade Federal do Ceará
Palavras-chave: Governança corporativa. Divulgação. Empresas brasileiras. Teoria institucional. Nações Unidas.

Resumo

O objetivo deste estudo é comparar a legislação nacional e a recomendação internacional das Nações Unidas quanto à influência de cada uma sobre o nível de divulgação das práticas de governança corporativa por parte de empresas brasileiras. A abordagem é a teoria institucional. Trata-se de estudo exploratório, pois a divulgação de governança corporativa é fenômeno pouco estudado à luz da teoria institucional. Os procedimentos são qualitativos, mas também quantitativos, na medida em que usa técnicas de análise de conteúdo para coletar dados, bem como ferramentas estatísticas para analisá-los. Os dados foram coletados de todas as empresas pertencentes ao índice IBOV, indicador das cotações médias das ações mais negociadas e mais representativas do mercado de ações brasileiro. Concluiu-se que as pressões coercitivas exercem mais influência sobre a divulgação de governança corporativa por parte das empresas brasileiras estudadas, o que significa que indicadores exigidos por lei foram mais divulgados que aqueles simplesmente recomendados pelas Nações Unidas.

Biografia do Autor

Marcelle Colares Oliveira, Universidade Federal do Ceará, Editora Associada - Contabilidade
Programa de Pós-Graduação em Administração
Domenico Ceglia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Administração e Controladoria pela UFC

Aluno do Doutorado em Administração de Empresas da UFRGS

Rua Washington Luiz, 855, Porto Alegre (RS), 90010-460

E-mail: ceglia@gmail.com

Lais Silva Lima, Lojas Americanas
Graduada em Ciências Contábeis – UFC
Rua Roberto Dias Lopes, 181, Rio de Janeiro (RJ), 22010-110
E-mail: limlais@gmail.com
Vera Maria Rodrigues Ponte, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Ciências Contábeis – USP

Docente do Departamento de Contabilidade e do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará – UFC

Av. da Universidade, 2431, Fortaleza (CE), 60020-180

E-mail: vponte@fortalnet.com.br

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Publicado
2017-08-28
Seção
Artigos