Geração de valor no ensino superior privado: uma análise do plano de desenvolvimento institucional (PDI)

Autores

  • Claudio Marcos Maciel da Silva UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
  • José Francisco de Carvalho Rezende UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO (UNIGRANRIO)

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.v15i3.981

Palavras-chave:

Instituições de ensino superior. capital intelectual. Plano de Desenvolvimento Institucional. Gestão Universitária. Criação de Valor.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é a de verificar a possibilidade de estabelecer uma hierarquia de criação de valor das instituições de ensino superior (IES) com base nos direcionadores de capital intelectual e capital financeiro presentes no plano de desenvolvimento institucional (PDI) de diferentes IES privadas. Para isso, foi necessário identificar elementos pertencentes ao capital intelectual e ao capital financeiro nos PDIs de diferentes IES. Foram analisados 24 PDIs pertencentes às principais IES privadas localizadas no estado do Rio de Janeiro. Os resultados apontam para a predominância de direcionadores como a titulação docente e regime de trabalho, infraestrutura, responsabilidade socioambiental, receita e orçamento.

 

Biografia do Autor

Claudio Marcos Maciel da Silva, UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Doutor em Administração pela Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO)

Professor da Universidade Estácio de Sá

 

José Francisco de Carvalho Rezende, UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO (UNIGRANRIO)

Doutor em Administração pela COPPEAD

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO)

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Arquivos adicionais

Publicado

2017-12-30

Como Citar

Silva, C. M. M. da, & Rezende, J. F. de C. (2017). Geração de valor no ensino superior privado: uma análise do plano de desenvolvimento institucional (PDI). Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 15(3), 66–90. https://doi.org/10.19094/contextus.v15i3.981

Edição

Seção

Artigos