COMO ALUNOS DE CONTABILIDADE PERCEBEM A CONTRIBUIÇÃO DE CONTADORES PARA A ADOÇÃO DE PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE E DE GREEN IT NAS ORGANIZAÇÕES

  • Raphael Junger da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Mônica Zaidan Gomes Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Moacir Sancovschi Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Palavras-chave: sustentabilidade, TI/SI, disciplinas curriculares, percepção de estudantes, Contabilidade

Resumo

Este estudo avaliou a importância de disciplinas sobre sustentabilidade e Tecnologia da Informação/Sistema de Informação (TI/SI) para formar a percepção de estudantes de graduação e pós-graduação stricto sensu em contabilidade, da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, no tema sustentabilidade em TI/SI. Os resultados confirmam os achados da literatura de que muitos alunos de contabilidade chegam ao final do curso sem ter nenhum contato com essas disciplinas e que, na percepção dos respondentes, a contribuição mais importante dos contadores para a sustentabilidade em TI/SI é controlar e avaliar o desempenho de indicadores físicos e financeiros de TI. Por outro lado, uma das contribuições menos importantes foi reportar desempenho ambiental.

Biografia do Autor

Raphael Junger da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) / Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC)
Mônica Zaidan Gomes, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) / Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC)
Moacir Sancovschi, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) / Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC)

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Publicado
2019-04-12
Seção
Artigos