EVIDÊNCIAS DE FORUM SHOPPING NA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO: UMA ANÁLISE DA REDE SOCIAL DE DISPUTAS ENTRE ESTADOS-MEMBROS

  • Kenyth Alves de Freitas Fundação Getúlio Vargas
  • Bruno de Almeida Vilela Universidade Federal de Minas Gerais
  • Rui Fernando Correia Ferreira Universidade Federal de Minas Gerais
  • André Edson Ribeiro de Souza Aprigio Universidade do Minho
Palavras-chave: disputas, Organização Mundial do Comércio (OMC), forum shopping, análise de redes, globalização

Resumo

A intensificação do comércio entre os países levou à necessidade de regular a conduta dos parceiros comerciais. O fórum da Organização Mundial do Comércio surgiu com a missão de arbitrar essas disputas e tornar o comércio mais justo. No entanto, muitos países optam por não participar daquele fórum por causa dos recursos financeiros e legais necessários para conduzir o processo. O objetivo desta pesquisa foi verificar como as relações dentro da OMC se configuraram em 2014. Identificamos a dicotomia entre países centrais e emergentes através do conceito de forum shopping. Os Estados Unidos e a União Europeia se revelaram como os atores mais importantes da rede, enquanto as economias pequenas tiveram baixa participação, especialmente países da África e da América Central. Assim, este estudo mostra que muitos membros da OMC não utilizam seu fórum, o que permite inferir sua escolha de fóruns regionais devido à restrição de recursos.

Biografia do Autor

Kenyth Alves de Freitas, Fundação Getúlio Vargas
Doutorando pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP)
Bruno de Almeida Vilela, Universidade Federal de Minas Gerais
Doutorando pelo Centro de Pós-graduação e Pesquisa em Administração (CEPEAD)
Rui Fernando Correia Ferreira, Universidade Federal de Minas Gerais
Doutorando pelo Centro de Pós-graduação e Pesquisa em Administração (CEPEAD)
André Edson Ribeiro de Souza Aprigio, Universidade do Minho
Ph.D. candidate in Political Science and International Relations, University of Minho, Portugal

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Publicado
2019-04-12
Como Citar
Freitas, K. A. de, Vilela, B. de A., Ferreira, R. F. C., & Aprigio, A. E. R. de S. (2019). EVIDÊNCIAS DE FORUM SHOPPING NA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO: UMA ANÁLISE DA REDE SOCIAL DE DISPUTAS ENTRE ESTADOS-MEMBROS. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 17(1), 175-194. https://doi.org/10.19094/contextus.v17i1.33949
Seção
Artigos