EVIDÊNCIAS DE FORUM SHOPPING NA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO: UMA ANÁLISE DA REDE SOCIAL DE DISPUTAS ENTRE ESTADOS-MEMBROS
DOI:
https://doi.org/10.19094/contextus.v17i1.33949Palavras-chave:
disputas, Organização Mundial do Comércio (OMC), forum shopping, análise de redes, globalizaçãoResumo
A intensificação do comércio entre os países levou à necessidade de regular a conduta dos parceiros comerciais. O fórum da Organização Mundial do Comércio surgiu com a missão de arbitrar essas disputas e tornar o comércio mais justo. No entanto, muitos países optam por não participar daquele fórum por causa dos recursos financeiros e legais necessários para conduzir o processo. O objetivo desta pesquisa foi verificar como as relações dentro da OMC se configuraram em 2014. Identificamos a dicotomia entre países centrais e emergentes através do conceito de forum shopping. Os Estados Unidos e a União Europeia se revelaram como os atores mais importantes da rede, enquanto as economias pequenas tiveram baixa participação, especialmente países da África e da América Central. Assim, este estudo mostra que muitos membros da OMC não utilizam seu fórum, o que permite inferir sua escolha de fóruns regionais devido à restrição de recursos.Referências
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