Visual merchandising: Uma análise bibliométrica e proposta de pesquisas futuras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.2020.60264

Palavras-chave:

visual merchandising, bibliometria, agenda, atmosfera de loja, varejo

Resumo

Este trabalho teve como objetivo investigar os estudos sobre visual merchandising em aspectos teóricos, metodológicos e empíricos. Foi realizada uma pesquisa bibliométrica a partir de 35 artigos publicados em periódicos. As análises apresentam o número de artigos por ano, principais periódicos, referências mais citadas, palavras-chave mais utilizadas, além da metodologia considerando abordagem, método de pesquisa, técnica de coleta e análise de dados. Foi possível concluir que o tema é relativamente novo justificando oportunidade para futuras pesquisas. Neste sentido, é proposta uma agenda de pesquisa com três possíveis caminhos a serem seguidos por estudos futuros, sendo: estudos com abordagem qualitativa, comparação entre diferentes países e comparação entre setores e intersetor.

Biografia do Autor

Karen Batista, Universidade Federal de Sergipe

Mestra em Administração (2020) pelo Programa de Pós-graduação em Administração (PROPADM) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Graduada em Administração (2016) pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atua como pesquisadora nos grupos de pesquisa: Observatório de Tecnologia, Inovação e Organizações, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), desenvolvendo pesquisas sobre temas relacionados à tecnologia da informação nas organizações; Relações Sociais em Contextos Urbanos, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), pesquisando sobre as relações de trabalho contemporâneas; Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Marketing e Data Analytics (ADMKT), da Universidade Federal de Goiás (UFG), realizando pesquisas sobre marketing e redes sociais virtuais; Grupo de Pesquisa em Consumo e Ciber Cultura (GPCiber), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), pesquisando sobre marketing e consumo. 

Ingrid de Matos Martins, Universidade Federal de Sergipe

Mestra em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Sergipe (2020), linha de pesquisa Pequenas Empresas e Empreendedorismo. Graduação no curso de Administração da Universidade Federal de Sergipe, concluída em 21 de julho de 2016. Membro do Grupo de Pesquisa: Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas Sergipanas. Interesse em pesquisas nos temas: Responsabilidade Socioambiental, Inovação Social, Empreendedorismo e Startups.

Ricardo Limongi, Universidade Federal de Goiás

Graduado em Administração pela PUC-GO, Pós Graduado em Gestão Financeira e Controladoria pela FGV-RJ e Gestão Financeira pela PUC-GO, Mestre em Administração pela Unisinos, e Doutor em Administração na linha de Estratégias de Marketing pela EAESP/FGV, com período sanduíche na Cornell University sob supervisão de Vithala Rao. Suas pesquisas já foram indicadas e/ou premiadas pela base de dados internacional Emerald (2015/2017) e em eventos científicos como SEMEAD (2013) e EMA (2014/2018). Teve 2 projetos aprovados em Editais Científicos pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) e 1 pelo CNPQ. Atualmente é Editor Associado da Revista Contabilidade, Gestão e Governança (CGG). Pesquisador e Vice-Coordenador do Programa de Pós Graduação em Administração da UFG onde trabalha com temas ligados a Economia Comportamental e Desempenhos Aplicados ao Marketing; Modelagem Econométrica e Experimentos em Marketing. Foi o idealizador em 2012, e atua como coordenador, do ADMKT - Grupo de Pesquisa e Extensão em Marketing e Comportamento do Consumidor (https://www.face.ufg.br/admkt/), certificado pelo CNPq.

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Publicado

2020-10-19

Como Citar

Batista, K., Martins, I. de M., & Limongi, R. (2020). Visual merchandising: Uma análise bibliométrica e proposta de pesquisas futuras. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 18, 227–238. https://doi.org/10.19094/contextus.2020.60264

Edição

Seção

Artigos