Atração de pessoas nas startups: Discursos de sedução

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.2021.61610

Palavras-chave:

startups, atração de talentos, retenção de talentos, processos seletivos, estratégias discursivas

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar estratégias de persuasão das startups para seduzir e atrair potenciais candidatos. Foram selecionadas oito startups por acessibilidadee, entrevistados os responsáveis pela Gestão de Pessoas destas. O corpus da pesquisa foi analisado pela Análise do Discurso. Os resultados apontaram para sete estratégias de persuasão no recrutamento, que são as oposições no discurso:nós versus eles, as redes sociais e o employer branding, os modismos do pop management, a diversidade como discurso, a flexibilidade, o ambiente descontraído e o discurso do crescimento. Todos estes temas aparecem como estratégias de persuasão e sedução que torna o discurso organizacional sutil e envolvente. As startups estabelecem implicitamente relações interdiscursivas com o discurso capitalista.

Biografia do Autor

Sabrina Guimarães de Faria, Universidade Federal de Viçosa

Graduada em Administração pela UFV

Bolsista de Iniciação Científica do CNPq

Adriana Ventola Marra, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Docente da Universidade Federal de Viçosa

Doutora em Administração

Bruno Medeiros Ássimos, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutorando de Adminstração na PUC MINAS

Mariana Mayumi Pereira de Souza, Universidade Federal de Viçosa

Doutora em Administração

Professora Adjunta da UFV/CAF

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Publicado

2021-03-08

Como Citar

Faria, S. G. de ., Marra, A. V., Ássimos, B. M., & Souza, M. M. P. de . (2021). Atração de pessoas nas startups: Discursos de sedução. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 19, 59–70. https://doi.org/10.19094/contextus.2021.61610

Edição

Seção

Artigos