CONSCIÊNCIA AMBIENTAL E SUA INFLUÊNCIA SOBRE O COMPORTAMENTO DE COMPRA COM VISTAS À PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL

  • Patrícia Monteiro Gorni UNISOCIESC Balneário Camboriú/SC
  • Giancarlo Gomes FURB – Blumenau/SC
  • Rafaele Matte Wojahn FURB - Blumenau/SC
  • Carolina Klein Padilha UFSC – Florianópolis/SC
Palavras-chave: Consciência Ambiental. Comportamento de Compra. Compra Consciente. Produtos Ecológicos. Preocupação Ambiental.

Resumo

Embora o nível de consciência ambiental vem aumentando, cabe questionar se este aspecto reflete no comportamento de compra dos indivíduos. Diante disso, o objetivo deste estudo é verificar a influência da consciência ambiental sobre o comportamento de compra consciente. A pesquisa foi de levantamento com uma amostra de 526 respondentes, para análise dos dados utilizou-se a Análise Fatorial Exploratória e Modelagem de Equações Estruturais. O constructo Consciência Ambiental inclui duas dimensões: Consciência à Natureza e Recursos Limitados. Já o constructo Comportamento de Compra foi constituído por quatro dimensões: Produtos Menos Prejudicais, Produtos Reciclados, Produtos Naturais e Embalagem. Os resultados fornecem evidência empírica de que a consciência ambiental não apresentou relação significativa com comportamento de compra. Embora haja algum apoio na literatura para tal relacionamento, este estudo utiliza uma perspectiva integrativa para testar a relação. O modelo pode ser usado como um instrumento de medida para futuras pesquisas sobre consciência ambiental.

Biografia do Autor

Patrícia Monteiro Gorni, UNISOCIESC Balneário Camboriú/SC

Professora Universitária e Coordenadora Adjunta no Curso de Administração

Giancarlo Gomes, FURB – Blumenau/SC

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração

Rafaele Matte Wojahn, FURB - Blumenau/SC
Mestre em Administração
Carolina Klein Padilha, UFSC – Florianópolis/SC

Mestre em Administração

Doutoranda em Administração

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Publicado
2016-06-16
Como Citar
Gorni, P. M., Gomes, G., Wojahn, R. M., & Padilha, C. K. (2016). CONSCIÊNCIA AMBIENTAL E SUA INFLUÊNCIA SOBRE O COMPORTAMENTO DE COMPRA COM VISTAS À PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 14(1), 7-31. https://doi.org/10.19094/contextus.v14i1.772
Seção
Artigos