Estudo sobre modelos de governança em zonas portuárias e industriais: o caso do Pecém e de Marselha-Fos

Autores

  • Denio Igor Silva Pontes Faculdade CDL Aix-Marseille Université

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.v15i2.950

Palavras-chave:

Governança de zonas industriais e portuárias. Gestão portuária. Infraestrutura logística.

Resumo

Neste artigo, será abordada a governança de zonas industriais e portuárias (ZIP), tema que perpassa a questão da gestão portuária stricto sensu, mas tem escopo mais abrangente ao relacionar-se com o problema da gestão de áreas que congregam todo um conjunto de ativos físicos e atores: infraestruturas logísticas em sua multimodalidade, centros de distribuição, zonas industriais, prestadores de serviços, autoridade portuária e empresas. Ao longo desta pesquisa, buscou-se compreender e descrever o modelo de governança portuária de duas ZIPs: uma situada no Brasil, no estado do Ceará, e a outra, no mar Mediterrâneo, na França. Para isso, foram realizadas pesquisas de campo nas duas regiões. O porto de Roterdã foi utilizado como modelo de parametrização para as duas ZIPs estudadas. Identificou-se que, para uma ZIP obter êxito, seu modelo de governança deve tratar de modo indissociável os setores logísticos e industriais, de preferência com foco na região onde está inserida, ao executar a gestão e buscar o desenvolvimento econômico e social.

 

Biografia do Autor

Denio Igor Silva Pontes, Faculdade CDL Aix-Marseille Université

Doutorando em Gestão, estratégia e logística - Université Aix-Marseille, Mestre em Gestão, estratégia e logística – Université Aix-Marseille, Licenciatura em Matemática – Universidade Estadual do Ceará – UECE, Mestre em Economia do Setor Público - CAEN/UFC, Graduado em Economia – Universidade Federal do Ceará - UFC (2007).

Professor de Economia e Logística da Faculdade CDL e Pesquisador associado ao Laboratório Cret-Log (Aix-Marseille Université).

 

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Publicado

2017-10-09

Como Citar

Pontes, D. I. S. (2017). Estudo sobre modelos de governança em zonas portuárias e industriais: o caso do Pecém e de Marselha-Fos. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 15(2), 138–164. https://doi.org/10.19094/contextus.v15i2.950

Edição

Seção

Artigos