CONCIENCIA AMBIENTAL Y SU INFLUENCIA EN EL COMPORTAMIENTO DE COMPRA HACIA LA PREOCUPACIÓN AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.19094/contextus.v14i1.772Palabras clave:
Conciencia ambiental. Comportamiento de compra. Compra consciente. Productos ecológicos. Preocupación ambiental.Resumen
Este estudio tuvo como objetivo verificar la influencia de la conciencia ambiental en los hábitos de compra consciente. Por lo tanto, se adoptó el enfoque cuantitativo y de levantamiento con una muestra de 526 encuestados. Se utilizó el análisis de datos de Análisis Factorial Confirmatorio y Modelos De Ecuaciones Estructurales, lo que resulta en dos constructos. La construcción de “Conocimiento del Medio” incluye las dimensiones de la Conciencia a Naturaleza y los Recursos Limitados y el “Comportamiento de Compra” se compone de cuatro dimensiones, Productos Menos Dañinos, Productos Reciclados, Productos Naturales y Embalaje. Los resultados proporcionan evidencia empírica de que la conciencia ambiental no fue significativamente relacionada con el comportamiento de compra. Si bien existe cierto apoyo en la literatura para una relación tal, este estudio utiliza una perspectiva integradora para probar la relación. El modelo puede ser utilizado como un instrumento de medición para futuras investigaciones sobre la conciencia ambiental.
Citas
AMORIM, B. C.; ARAÚJO, A. C. C.; GONÇALVES, G. A. C.; QUEIROZ, C. T. A. P.. Diagnóstico da Consciência Ambiental dos Gestores: Eco-Atitudes e Consumo Sustentável em Campina Grande /PB-Brasil. Qualit@s Revista Eletrônica. n. 2, v. 8, p. 8-34, 2009.
ASSADOURIAN, E. Ascensão e queda das culturas de consumo. Transformando culturas – do consumismo à sustentabilidade. Washington: World Watch Institute, 2010.
BEDANTE, G. N; SLONGO, L. A. O comportamento de consumo sustentável e suas relações com a consciência ambiental e a intenção de compra de produtos ecologicamente embalados. In: Encontro de Marketing - EMA, 1. Atibaia, SP, 2004, Anais... Atibaia, ANPAD, 2004.
BRUM, A. B. do N.; HILLIG, C.. Repensando o consumismo: uma reflexão sobre a necessidade de um “consumo responsável”. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental - REGET-CT/UFSM v (1), n°1, p. 115-128, 2010.
CALOMARDE, J. Marketing Ecológico. Madrid, Espanha, Ediciones Pirámide, 2000
CAPELINI, M. Potencialidade e aplicação da prevenção de resíduos de embalagens: abordagem sobre o projeto do produto e o consumo. 274 f. 2007. Tese (Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental) Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo. Universidade de São Paulo. 2007
CARDOSO, A. J. M.; CAIRRÃO, A. M. C. L. Os jovens universitários e o consumo sustentável: a sua influência na compra de produtos ecológicos. Biblioteca Digital da Universidade Fernando Pessoa. 2007. Disponível em:< https://bdigital.ufp.pt/dspace/ bitstream/10284/403/1/124-135_2007.pdf>. Acesso 04/01/2012.
CARRETE, L.; CATAÑO, R.; FELIX, R.; CENTENO. E.; GONZÁLEZ, E. Green consumer behavior in an emerging economy: confusion, credibility, and compatibility. Journal of Consumer Marketing, v. 29, n. 7 pp. 470 – 481, 2012.
COLTRO, A. O comportamento do consumidor consciente como fonte de estímulos de mercado às ações institucionais sócio-ambientais. In: Conselho Latino-Americano de Escolas de Administração, Montpellier France. Anais... CLADEA, 2006.
COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de pesquisa em administração. 7 ed.São Paulo: Bookman, 2003.
CORRAR, L.J.; PAULO, E.; DIAS FILHO, J.M. Análise multivariada: para os cursos de administração, ciências contábeis e economia. São Paulo: Atlas, 2007.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto; tradução Magda Lopes.–3 ed.–Porto Alegre: ARTMED, 2010.
DE TONI, D.; LARENTIS, F.; MATTIA, A. Consumo consciente, valor lealdade em produtos ecologicamente corretos. Revista de Administração FACES Journal, v. 11, n. 3, p. 135 – 156, 2012.
DUNLAP, R. E.; JONES, R. Environmental Concern: Conceptual and Measurement Issues. Handbook of Environmental Sociology, p. 482-542, 2002.
FRAJ, E.; MARTINEZ, E. Ecological consumer behaviour: an empirical analysis. International Journal of Consumer Studies, v. 31, n. 1, p. 26-33, 2007.
FRAJ, E.; MARTINEZ, E. Influence of personality on ecological consumer behavior. Journal of consumer behavior, London. v. 5, n. 3, p. 167-182, 2006.
FRYXEL, G.E.; LO, C.W.H. The influence of environmental knowledge and values on managerial behaviours on behalf of the environment: An empirical examination of managers in China. Journal of Business Ethics, v1, n.46, p.45-69, 2003.
GADE, C. Psicologia do Consumidor e da Propaganda. São Paulo: Editora Pedagógica Universitária. 2000
GARCIA, M. N.; SILVA, D.; PEREIRA, R. S.; ROSSI, G. B.; MINCIOTTI, S. A. Inovação no comportamento do consumidor: recompensa às Empresas socioambientalmente responsáveis. RAI – Revista de Administração e Inovação, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 73-91, 2008.
GIOVANNINI, F.; KRUGLIANSKAS, I. Fatores críticos de sucesso para a criação de um processo inovador sustentável de reciclagem: um estudo de caso. Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro v. 12, n. 4, p. 931 - 951, out. / dez. 2008.
GONÇALVES-DIAS, S. L. F. MOURA C.. Consumo Sustentável: Muito Além do Consumo “Verde”. In: Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação em Administração, 31., 2007, Rio de Janeiro, Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, Rio de Janeiro, 2007.
GONÇALVES-DIAS, S.L.F.; TEODÓSIO, A.S.S.; CARVALHO, S.; SILVA, H.M.R. Consciência ambiental: um estudo exploratório sobre suas implicações para o estudo de Administração. RAE-eletrônica, São Paulo, v.8, n.1, art.X, jan./jun. 2009.
HAIR JÚNIOR, J. F.; BABIN, B.; MONEY, A. H.; SAMOUEL, P. Fundamentos de Métodos de Pesquisa em Administração. Porto Alegre: Bookman, 2005.
HANSEN, U.; SCHRADER, U.. A modern model of consumption for a sustainable society. Journal of Consumer Policy, v. 20, n. 2, p. 443-468, 1997.
HU, L.; BENTLER, P. M. Causal modeling via structural equation systems. In: Nesselroade, J. R. & Cattell, R. B. (Eds.), Handbook of multivariate experimental psychology (2 ed., p. 317–335). New York: Plenum, 1999.
INSTITUTO AKATU. O que é Consumo Consciente. Disponível em < http://www.akatu.com.br>. Acesso em 15/01/2014.
JACKSON, T. Negotiating Sustainable Consumption: A review of the consumption debate and its policy implications. Energy & Environment, v. 15, p. 1027-1051, 2004.
KLINE, R.B. Principles and practice of structural equation modeling. New York, The Guilford Press, 2005.
KOTCHEN, M. J.; REILING, S. D. Environmental attitudes, motivations, and contingent valuation of nonuse values: a case study involving endangered species. Ecological Economics, v. 32, n. 1, p. 93-107, 2000.
KOTLER, P.. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. Edição Milenium. São Paulo: Prentice Hall. 2000.
LAROCHE, M.; BERGERON, J.; BARBARO-FORLEO, G. Targeting consumers who are willing to pay more for environmentally friendly products. Journal of Consumer Marketing, v. 18, n. 6, p. 503 – 520, 2001.
MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 4. ed. Porto Alegre: ArTmed, 2006.
MOURÃO, E.. Guia do consumo consciente. 2011. Disponível em: <http://www.brde. com.br/asse_midia_consumo.asp >. Acesso em 10/01/2014.
OLIVEIRA, V. M.; CÂNDIDO, G. Contemporaneidade do Consumo Sustentável e as suas correlações com as Práticas Empresariais e o Comportamento do Consumidor. In Anais... V Encontro Nacional da ANPPAS. Florianópolis: 2010.
PAAVOLA, J. Towards Sustainable Consumption: Economics and ethical concerns for the environment in consumer choices. Review of Social Economy, v. 59, n. 2, p.227-248, jun, 2001.
PEIXOTO, A. F.; PEREIRA, R. C. F.. Discurso versus Ação no Comportamento Ambientalmente Responsável. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade-GeAS, v. 2, n. 2, p. 71-103, 2013.
PEREIRA, J. C. R. Análise de Dados Qualitativos: Estratégias Metodológicas para as Ciências da Saúde, Humanas e Sociais. São Paulo: EDUSP, 2001.
PORTILHO, F. Sustentabilidade ambiental, consumo e cidadania. São Paulo: Cortez, 2005.
RIBEIRO, J. A.; VEIGA, R. T.. Proposição de uma escala de consumo sustentável. Revista de Administração da Universidade de São Paulo, v. 46, n. 1, 2011.
RICHARDSON, Roberto Jarry; PERES, José Augusto de Souza. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo : Atlas, 2014.
ROBERTS, J. A.; BACON, D. R. Exploring the subtle relationships between environmental concern and ecologically conscious consumer behavior. Journal of Business Research, v. 40, n. 1, p. 79-89, 1997.
ROCHA, A. L. Intenções e ações em relação a escolhas de produtos ecológicos: estudos sobre o comportamento do consumidor carioca. Contextus, v. 9, n. 1, 2011.
SCHWEPKER Jr, C. H.; CONRWELL, T. B. An examination of ecologically concerned consumers and their intentions to purchase ecologically package products. Journal of Public Policy and Marketing, v. 10, p. 77-101, 1991.
STRAUGHAN, R. D.; ROBERTS, J. A. Environmental segmentation alternatives: a look at green consumer behavior in the new millennium. Journal of Consumer Marketing, v. 16, n. 6, p. 558-575, 1999.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores, no ato da submissão, aceitam a declaração abaixo:
Nós autores mantemos sobre nosso artigo publicado os direitos autorais e concedemos à revista Contextus o direito de primeira publicação, com uma licença Creative Commons na modalidade Atribuição – Não Comercial 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
Temos ciência de estarmos autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), também com reconhecimento tanto da autoria, quanto da publicação inicial neste periódico.
Atestamos que o artigo é original ou inédito, não foi publicado, até esta data, em nenhum periódico brasileiro ou estrangeiro, quer em português, quer em versão em outra língua, nem está encaminhado para publicação simultânea em outras revistas.
Sabemos que o plágio não é tolerado pela revista Contextus e asseguramos que o artigo apresenta as fontes de trechos de obras citadas, incluindo os de qualquer trabalho prévio produzido e publicado pelos próprios autores.