M-COMMERCE: UMA REVISÃO DA LITERATURA FOCADA NOS OFERTANTES DO SERVIÇO

Autores

  • Wilnei Aldir Schneider Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas - ESAG Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Rafael Tezza Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas - ESAG Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.v14i3.865

Palavras-chave:

M-commerce, Revisão de literatura, Serviço móvel, Administração, Comércio eletrônico.

Resumo

Esta pesquisa teve o objetivo de identificar vantagens e desafios que as organizações encontram ao oferecerem o serviço de m-commerce. Foi realizada busca sistemática na literatura, bibliometria, classificando os 16 trabalhos encontrados, e análise descritiva de conteúdo, apresentando e discutindo os resultados reportados nestes artigos. Quanto aos resultados deste estudo, podem ser elencados os seguintes: há poucos estudos que analisam os ofertantes do serviço de m-commerce; não existe uma revista específica que publica estudos com o foco aqui tratado; as pesquisas não são focadas em um setor empresarial específico; há diversos benefícios que uma empresa pode obter ao oferecer o serviço de m-commerce, entretanto, também há barreiras que necessitam ser superadas; e algumas diretrizes devem ser seguidas para que se obtenha sucesso no mercado de m-commerce.

Biografia do Autor

Wilnei Aldir Schneider, Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas - ESAG Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutorando em Administração

Rafael Tezza, Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas - ESAG Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutor em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Professor dos Programas de Graduação e Pós-Graduação em Administração de Empresas
Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas – ESAG
Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC

Referências

ALFAHL, H.; HOUGHTON, L.; SANZOGNI, L. Mobile Commerce adoption in organizations: a literature review and future research directions. Journal of Electronic Commerce in Organizations, v. 10, p. 61+, 2012.

ALVES, M. T. V. D. Análise de conteúdo: sua aplicação nas publicações de contabilidade. Revista Universo Contábil, v. 7, n. 3, p. 146-166, 2011.

ANATEL. Acessos Telefonia Móvel: Móvel pessoal. 2016. Disponível em: <http://ftp.anatel.gov.br/dados/Acessos/Movel_Pessoal/Total/csv/>. Acesso em: 18 nov. 2016.

BALASUBRAMANIAN, S.; PETERSON, R. A.; JARVENPAA, S. L. Exploring the implications of m-commerce for markets and marketing. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 30, n. 4, p. 348-361, 2002.

BARNETT, N.; HODGES, S.; WILSHIRE, M. M-commerce: an operator’s manual. The McKinsey Quarterly, n. 3, p. 163-173, 2000.

BHEDA, N. M-commerce for the masses. Siliconindia, n. 40, July, 2010.

CHANG, M. K.; CHEUNG, W.; LAI, V. S. Literature derived reference models for the adoption of online shopping. Information & Management, v. 42, p. 543-559, 2005.

CHONG, A. Y.-L. A two-staged SEM-neural network approach for understanding and predicting the determinants of m-commerce adoption. Expert Systems with Applications, v. 40, p. 1240-1247, 2013.

CHU, Y.; HUANG, L. Mobile Technologies Adoption: An Exploratory Case Study. Tsinghua Science & Technology, v. 13, n. 3, p. 300-305, 2008.

CLARKE, I., III. Emerging value propositions for m-commerce. Journal of Business Strategies, v. 25, n. 2, p. 41+, 2008.

E-BIT. Relatório WebShoppers. 31. ed., 2015. Disponível em: <http://www.webvenda.com/wp-content/uploads/2015/02/31_webshoppers.pdf>. Acesso em: 18 nov. 2016.

FROLICK, M. N.; CHEN, L. Assessing m-commerce opportunities. Information systems management. Spring, 2004.

GAN, L.; TU, W.; WANG, A. The Research on Application of Business Intelligence in Mobile E-commerce. Proceedings of the 2013 International Academic Workshop on Social Science (Iaw-Sc 2013), v. 50, p. 331-334, 2013.

GEORGIADIS, C. K. Mobile Commerce Application Development: Implementing Location-aware Information Services. In: GERACI, P.; LOGOTHETIS, M. Aict: 2009 Fifth Advanced International Conference on Telecommunications, p. 333-338, 2009.

GODOE, H.; HANSEN, T. B. Technological regimes in m-commerce: Convergence as a barrier to diffusion and entrepreneurship? Telecommunications Policy, v. 33, n. 1/2, p. 19-28, 2009.

HUANG, W.; QI, L. Y.; DONG, L. H. Business Models and Implementations of M-Commerce: Case Studies and Future Research Issues. 2007 International Conference on Wireless Communications, Networking and Mobile Computing, p. 3637-3640, 2007.

IVAN, I.; MILODIN, D.; ZAMFIROIU, A. Security of m-commerce transactions. Theoretical and Applied Economics, v. 20, n. 7, p. 59-76, 2013.

JIN, C. H.; VILLEGAS, J. Mobile phone user's behaviors: the motivation factors of the mobile phone user. International Journal of Mobile Marketing, v. 3, n. 2, p. 4-14, 2008.

JONKER, J.-W. M-commerce and m-payment: combining technologies. Bedrijfswiskunde en informatica, p. 1-28, 2003.

JUKIC, N. et al. M-commerce: Analysis of impact on marketing orientation. In: KHOSROWPOUR, M. Issues and Trends of Information Technology Management in Contemporary Organizations, p. 305-307, 2002.

KOUROUTHANASSIS, P. E.; GIAGLIS, G. M. Introduction to the special issue mobile commerce: the past, present, and future of mobile commerce research. International Journal of Electronic Commerce, v. 16, n. 4, p. 5-17, 2012.

LEE, C.-S.; HO, J. C. A Framework for Analyzing Business Model Innovation in Mobile Commerce. Journal of International Technology & Information Management, v. 19, n. 4, p. 37-60, 2010.

LIN, J. et al. Understanding the evolution of consumer trust in mobile commerce: a longitudinal study. Information Technology & Management, v. 15, n. 1, p. 37-49, 2014.

MALIK, A; KUMRA, R.; SRIVASTAVA, V. Determinants of consumer acceptance of m-commerce. South Asian Journal of Management, v. 20, n. 2, p. 102-126, 2013.

MARTÍN, S. S.; LÓPEZ-CATALÁN, B.; RAMÓN-JERÓNIMO, M. A. Factors determining firms' perceived performance of mobile commerce. Industrial Management & Data Systems, v. 112, n. 6, p. 946-963, 2012.

MARTÍN-GUTIÉRREZ, S.; LÓPEZ-CATALÁN, S.; RAMÓN-JERÓNIMO, M. A. Determinants of involvement in mobile commerce: the moderating role of gender. EsicMarket, v. 141, p. 69-101, 2012.

MAY, P. Mobile Commerce: Opportunities, Applications, and Technologies of Wireless Business. Breakthroughs in application development series. New York: Cambridge University Press, 2001. 304p.

NGAI, E.W.T.; GUNASEKARAN, A. E-commerce in Hong Kong: an empirical perspective and analysis. Internet Research, v.15, n. 2, p. 141-159, 2005.

NGAI, E. W. T.; GUNASEKARAN, A. A review for mobile commerce research and applications. Decision Support Systems, v. 43, n. 1, p. 3-15, 2007.

PIGNEUR, Y. An ontology for m-business models. In: SPACCAPIETRA, S.; MARCH, S. T., et al. (Eds.). Conceptual Modeling - Er 2002, v. 2503, p. 3-6, 2002.

REICHOLD, A. et al. Case study – M-commerce at Helsana Health Insurance: Mobile premium calculator. Proceedings of the 14th International Workshop on Database and Expert Systems Applications, p. 877-881, 2003.

SCHIERHOLZ, R.; KOLBE, L.; BRENNER, W. Strategy Alignment of Mobile Solutions in Customer-Oriented Processes. Wirtschaftsinformatik, v. 47, n. 1, 2005.

SHARMA, S.; GUTIÉRREZ, J. A. An evaluation framework for viable business models for m-commerce in the information technology sector. Electronic Markets, v. 20, n. 1, p. 33-52, 2010.

SHIH, Y.-Y.; HUANG, S.-S. Exploring the critical success factors of mobile commerce via qualitative method- in case of insurance industry. Proceedings of the 2009 Sixth International Conference on Information Technology: New Generations, n. 1-3, p. 958-962, 2009.

TEZZA, R.; BORNIA, A. C.; ALBUQUERQUE, R. M. E-marketing e difusão no m-commerce. V Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia (SEGET). Resende - RJ: Associação Educacional Dom Bosco, 2008.

THAKUR, R.; SRIVASTAVA, M. Customer usage intention of mobile commerce in India: an empirical study. Journal of Indian Business Research, v. 5, n. 1, p. 52-72, 2013.

TIWARI, R.; BUSE, S. The mobile commerce prospects: a strategic analysis of opportunities in the banking sector. Hamburg: Hamburg University Press, 2007.

TOMÁŠKOVÁ, H. M-Commerce and M-banking focused on Czech republic. In: MLADENOV, V. et al. (org.). Proceedings of the International Conference on Communication and Management in Technological Innovation and Academic Globalization, p.109-112, 2010.

VARNALI, K.; TOKER, A. Mobile marketing research: The-state-of-the-art. International Journal of Information Management, v. 30, n. 2, p. 144-151, 2010.

VILLAS, M. V.; MACEDO-SOARES, T. D. L. A.; RUSSO, G. M. Bibliographical research method for business administration studies: a model based on scientific journal ranking. Brazilian Administration Review, v. 5, n. 2, p. 139-159, 2008.

WU, J.-H.; WANG, S.-C. What drives mobile commerce? An empirical evaluation of the revised technology acceptance model. Information & Management, v. 42, p. 719-729, 2005.

XU, H.; YANG, J. Do m-commerce user’s expectations reflect reality? International Journal of Electronic Business Management, v. 10, n. 4, p. 322-331, 2012.

YANG, K. C. C. Exploring factors affecting the adoption of mobile commerce in Singapore. Telematics and Informatics, n. 22, p. 257-277, 2005.

YEO, J.; HUANG, W. Mobile E-commerce Outlook. International Journal of Information Technology & Decision Making, v. 2, n. 2, p. 313-332, 2003.

Arquivos adicionais

Publicado

2016-12-24

Como Citar

Schneider, W. A., & Tezza, R. (2016). M-COMMERCE: UMA REVISÃO DA LITERATURA FOCADA NOS OFERTANTES DO SERVIÇO. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 14(3), 117–139. https://doi.org/10.19094/contextus.v14i3.865

Edição

Seção

Artigos