ESTADO, EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO (ANTI-CAPITALISTA) EM TEMPOS DE NEOLIBERALISMO
DOI:
https://doi.org/10.30611/2017n10id19924Resumo
Este artigo analisa a relação entre Estado, Formação do Professor e Educação formal como parte inerente do processo de reprodução da sociabilidade capitalista. A partir da Política Educacional mediada pelo setor público e privado, documentos são elaborados como marco regulatório do sistema de educação brasileiro a serviço dos ajustes dos arautos do neoliberalismo. Evidenciamos que a educação formal assume o papel de formar o excedente de trabalhadores para o mercado e reproduz parcela da razão instrumental como a medida do pensamento coletivo, sendo a cidadania a ideologia nacional indicada como horizonte para professores e estudantes no Brasil por meio da supervalorização das habilidades e competências no processo político-pedagógico das instituições educativas. Por fim, experiências entre Educação e Movimentos Sociais, como dos cursos superiores de Licenciatura em Educação do Campo e Escolas do Campo, tem nos possibilitado observar outros caminhos sobre a formação humana em tempos de crise da Nova República no Brasil.
Palavras-Chave: Estado, Política Educacional, Cidadania.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0), que permite o compartilhamento não comercial, sem modificações e com igual licença do trabalho, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).