ESTADO, EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO (ANTI-CAPITALISTA) EM TEMPOS DE NEOLIBERALISMO
DOI:
https://doi.org/10.30611/2017n10id19924Abstract
Este artigo analisa a relação entre Estado, Formação do Professor e Educação formal como parte inerente do processo de reprodução da sociabilidade capitalista. A partir da Política Educacional mediada pelo setor público e privado, documentos são elaborados como marco regulatório do sistema de educação brasileiro a serviço dos ajustes dos arautos do neoliberalismo. Evidenciamos que a educação formal assume o papel de formar o excedente de trabalhadores para o mercado e reproduz parcela da razão instrumental como a medida do pensamento coletivo, sendo a cidadania a ideologia nacional indicada como horizonte para professores e estudantes no Brasil por meio da supervalorização das habilidades e competências no processo político-pedagógico das instituições educativas. Por fim, experiências entre Educação e Movimentos Sociais, como dos cursos superiores de Licenciatura em Educação do Campo e Escolas do Campo, tem nos possibilitado observar outros caminhos sobre a formação humana em tempos de crise da Nova República no Brasil.
Palavras-Chave: Estado, Política Educacional, Cidadania.
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