ÉTICA DA RESPONSABILIDADE COMO PILAR DA CIDADANIA NO SÉCULO XXI

Josélia Fonseca

Resumo


O desenfreado desenvolvimento científico e biotecnológico que se verifica ao longo da segunda metade do século XX e inícios do século XXI tem suscitado numerosas questões relativamente à preservação da integridade e dignidade da vida humana e à salvaguarda de toda a espécie de vida futura no planeta Terra.
A preocupação com a existência de Vida, tanto no presente como no futuro, exige a presença de uma (bio)ética cívica global, que favoreça o desenvolvimento de um agir eticamente responsável do cidadão do século XXI. Este tem sido classificado como um ser apático e inerte, pouco preocupado com o futuro da humanidade. Tal situação induz-nos a refletir sobre o terá conduzido a que numa sociedade democraticamente livre exista tanta inércia social. Do nosso ponto de vista, consideramos que a afirmação da liberdade como background da sociedade atual se releva insuficiente para a manutenção de uma cidadania ativa. Neste sentido, entendemos que é necessário que a ética da responsabilidade se afirme como princípio estruturante dos cidadãos comprometidos e empenhados com o desenrolar da vida comunitária, que se pretende global, justa, solidária. Assim, neste artigo, para além de analisarmos a pertinente exigência da (bio)ética cívica global, abordamos a necessidade de existir uma ética da responsabilidade se afirme como princípio estruturante dos cidadãos comprometidos e empenhados com o desenrolar da vida comunitária, que se pretende global, justa, solidária. Deste modo, problematizamos e discutimos o conceito de responsabilidade que se perfila para o século XXI e refletimos sobre o processo educativo que deve estar implicado na formação para a cidadania ativa e responsável.

Palavras-chave: Educação. Cidadania. Ética da Responsabilidade.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2317-2010

Indexadores:

Portal de Periódicos da UFC

Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER

Sistema Regional de Información en Linea para Revistas Cientificas de America Latina, Caribe, España y Portugal - LATINDEX

CNEN Revista de Livre Acesso - LivRe

Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades - CLASE

Elektronische Zeitschriftenbibliothek - EZ3

Information Matrix for the Analysis of Journals - MIAR

European Reference Index for the Humanities and Social Sciences - ERIHPLUS

Academic Resource Index – Research Bible

Sumários de Revistas Brasileiras – Sumários.org

Academic Keys Humanities - Professional and Technical Journals

OAJI.net – Open Academic Journals Index

Beluga

WorldCat OCLC

SIS – Scientific Indexing Services

InfoBase Index

 

 

 

Editor-Arte (Logotipo e Capa): Prof. Msc.. Albertino Servulo