ÉTICA DA RESPONSABILIDADE COMO PILAR DA CIDADANIA NO SÉCULO XXI
DOI:
https://doi.org/10.30611/2017n10id19927Abstract
O desenfreado desenvolvimento científico e biotecnológico que se verifica ao longo da segunda metade do século XX e inícios do século XXI tem suscitado numerosas questões relativamente à preservação da integridade e dignidade da vida humana e à salvaguarda de toda a espécie de vida futura no planeta Terra.
A preocupação com a existência de Vida, tanto no presente como no futuro, exige a presença de uma (bio)ética cívica global, que favoreça o desenvolvimento de um agir eticamente responsável do cidadão do século XXI. Este tem sido classificado como um ser apático e inerte, pouco preocupado com o futuro da humanidade. Tal situação induz-nos a refletir sobre o terá conduzido a que numa sociedade democraticamente livre exista tanta inércia social. Do nosso ponto de vista, consideramos que a afirmação da liberdade como background da sociedade atual se releva insuficiente para a manutenção de uma cidadania ativa. Neste sentido, entendemos que é necessário que a ética da responsabilidade se afirme como princípio estruturante dos cidadãos comprometidos e empenhados com o desenrolar da vida comunitária, que se pretende global, justa, solidária. Assim, neste artigo, para além de analisarmos a pertinente exigência da (bio)ética cívica global, abordamos a necessidade de existir uma ética da responsabilidade se afirme como princípio estruturante dos cidadãos comprometidos e empenhados com o desenrolar da vida comunitária, que se pretende global, justa, solidária. Deste modo, problematizamos e discutimos o conceito de responsabilidade que se perfila para o século XXI e refletimos sobre o processo educativo que deve estar implicado na formação para a cidadania ativa e responsável.
Palavras-chave: Educação. Cidadania. Ética da Responsabilidade.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0) License, which allows the non-commercial sharing of work, without modifications and with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and citation of published work (See The Free Access Effect).