O PROBLEMA DA EDUCAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO ÚNICO EM MAX STIRNER

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30611/2018n12id33209

Palavras-chave:

Max Stirner. Indivíduo. Único. Educação.

Resumo

Este estudo buscará investigar as condições de formação do Único, proposto por Max Stirner, a partir da educação. O problema relacionado à questão do indivíduo e à individualidade se tornou o ponto central do trabalho de Stirner, representando este, o radicalismo em torno do tema. Percebemos a necessidade dessa pesquisa a partir da lacuna que o autor deixou em sua obra magna O Único e sua propriedade (1844) em torno do indivíduo, naquilo que se refere as condições reais para sua efetivação. Encontramos na obra O falso princípio da Educação (1842), os pressupostos necessários para a construção do Único. Apresentaremos a crítica stirneriana aos modelos tradicionais de educação de seu tempo, assim como as perspectivas para sua superação a partir de uma nova concepção de educação que visa a autodeterminação do indivíduo, ultrapassando, desse modo, a educação servil ao Estado a qual, segundo nosso autor, aliena o homem de sua unicidade.

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Publicado

2018-07-30

Edição

Seção

Dossiê A Filosofia Neohegeliana: Sobre a Necessidade de um Debate na Atualidade