O PROBLEMA DA EDUCAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO ÚNICO EM MAX STIRNER
DOI:
https://doi.org/10.30611/2018n12id33209Keywords:
Max Stirner. Indivíduo. Único. Educação.Abstract
Este estudo buscará investigar as condições de formação do Único, proposto por Max Stirner, a partir da educação. O problema relacionado à questão do indivíduo e à individualidade se tornou o ponto central do trabalho de Stirner, representando este, o radicalismo em torno do tema. Percebemos a necessidade dessa pesquisa a partir da lacuna que o autor deixou em sua obra magna O Único e sua propriedade (1844) em torno do indivíduo, naquilo que se refere as condições reais para sua efetivação. Encontramos na obra O falso princípio da Educação (1842), os pressupostos necessários para a construção do Único. Apresentaremos a crítica stirneriana aos modelos tradicionais de educação de seu tempo, assim como as perspectivas para sua superação a partir de uma nova concepção de educação que visa a autodeterminação do indivíduo, ultrapassando, desse modo, a educação servil ao Estado a qual, segundo nosso autor, aliena o homem de sua unicidade.References
STIRNER, Max. O falso princípio da nossa educação. Tradução de Plínio Augusto Coêlho. São Paulo: Imaginário, 2001.
______. O único e a sua propriedade. Tradução de João Barrento. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da educação. 3. ed. ver. e ampl. São Paulo: Moderna, 2006.
BARRUÉ, Jean. Lendo o Único. In: COÊLHO, Plínio Augusto (Org.). Max Stirner e o anarquismo individualista. Tradução de Plínio Augusto Coêlho. São Paulo: Imaginário, 2003.
DÍAZ, Carlos. Uma filosofia radical do Eu. Tradução de Piero Anragano e Jorge E. Silva. São Paulo: Imaginário: Expressão e Arte, 2002.
FERRER, Christian. Max Stirner: autor de um Único livro. In: STIRNER, Max. O falso princípio da nossa educação. Tradução de Plínio Augusto Coêlho. São Paulo: Imaginário, 2001.
KASSICK, Clovis N. A filosofia do eu. Rio de janeiro: Achiamé, 2005.
LEVY, Albert. Stirner e Nietzsche. In: COÊLHO, Plínio Augusto (Org.). Stirner e Nietzsche. Tradução de Plínio Augusto Coêlho. São Paulo: Expressão e Arte: Imaginário, 2012.
SCHAFF, Adam. O marxismo e o indivíduo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.
SOUZA, José Crisóstomo. A questão da individualidade: a crítica do humano e do social na polêmica Stirner-Marx. Campinas: Editora Unicamp, 1993.
TOMASSI, Tina. Breviario del pensamiento educativo libertário. Colombia: Outra Vuelta de Tuerca, 1988.
VAZ, Henrique Cláudio de Lima. Escritos de filosofia III: Cultura e Filosofia. São Paulo: Edições Loyola, 1997.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0) License, which allows the non-commercial sharing of work, without modifications and with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and citation of published work (See The Free Access Effect).