OS LIMITES DA COLETIVIDADE A PARTIR DAS TEORIAS DOS GRUPOS SOCIAIS DE MANCUR OLSON E DO CONCEITO DA VONTADE GERAL DE J.-J. ROUSSEAU

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30611/2019n15id43146

Palavras-chave:

Vontade geral, Teoria dos grupos, Rousseau, Mancur Olson

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar os limites da coletividade a partir da teoria dos grupos sociais de Mancur Olson e do conceito da vontade geral de J.-J. Rousseau. Para tanto, realizaremos o resgate do conceito de vontade geral elaborado nas obras de Rousseau, em especial, Do Contrato Social (1973) e o Tratado Sobre Economia Política (2003), bem como a apresentação sintética da teoria dos grupos sociais do economista americano Mancur Olson exposta no livro intitulado A Lógica da Ação Coletiva: os benefícios públicos e uma teoria dos grupos sociais (2015). Tomando como recurso metodológico a pesquisa documental comparativa, pretende-se aqui averiguar em que medida a tese de Olson está antecipada no pensamento de Rousseau no que tange a desconfiança do filósofo de Genebra a ação das facções no âmbito do Estado e das condições especiais que, da reunião de todos os cidadãos, se deriva a vontade geral. Deste modo, dividimos o texto em três partes. Na primeira parte apresentaremos a tese de Olson acerca da lógica que envolve a ação das coletividades. Em seguida, tentaremos demonstrar como Rousseau elabora o conceito de vontade geral e das condições especiais em que ela se expressa. Por fim, pretendemos demonstrar as aproximações e distanciamentos entre o pensamento de Rousseau e as teses Mancur Olson a respeito dos limites da ação coletiva.

Referências

ARENDT, H. O que é política? Tradução: Reinaldo Guarany – 6ª Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.
DENT, N. J. H. Dicionário Rousseau. Tradução: Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.
HOBBES, T. Leviatã ou matéria, forma e poder de um Estado Eclesiástico e Civil. Tradução: João Paulo Monteiro e Maria Beatriz Nizza da Silva. São Paulo: Abril S.A. Cultural e Industrial, 1974.
OLSON, M. A Lógica da Ação Coletiva: os benefícios públicos e uma teoria dos grupos sociais. Tradução: Fabio Fernandez. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2015.
ROUSSEAU, J.-J. Do Contrato Social ou princípios do direito político. Tradução: Lourdes Santos Machado. São Paulo: Abril S.A. Cultural e Industrial, 1973.
ROUSSEAU, J.-J. Tratado Sobre Economia Política. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2003.

Downloads

Publicado

2019-12-24

Edição

Seção

Dossiê Jean-Jacques Rousseau