OS LIMITES DA COLETIVIDADE A PARTIR DAS TEORIAS DOS GRUPOS SOCIAIS DE MANCUR OLSON E DO CONCEITO DA VONTADE GERAL DE J.-J. ROUSSEAU
DOI:
https://doi.org/10.30611/2019n15id43146Keywords:
Vontade geral, Teoria dos grupos, Rousseau, Mancur OlsonAbstract
O presente trabalho tem como objetivo analisar os limites da coletividade a partir da teoria dos grupos sociais de Mancur Olson e do conceito da vontade geral de J.-J. Rousseau. Para tanto, realizaremos o resgate do conceito de vontade geral elaborado nas obras de Rousseau, em especial, Do Contrato Social (1973) e o Tratado Sobre Economia Política (2003), bem como a apresentação sintética da teoria dos grupos sociais do economista americano Mancur Olson exposta no livro intitulado A Lógica da Ação Coletiva: os benefícios públicos e uma teoria dos grupos sociais (2015). Tomando como recurso metodológico a pesquisa documental comparativa, pretende-se aqui averiguar em que medida a tese de Olson está antecipada no pensamento de Rousseau no que tange a desconfiança do filósofo de Genebra a ação das facções no âmbito do Estado e das condições especiais que, da reunião de todos os cidadãos, se deriva a vontade geral. Deste modo, dividimos o texto em três partes. Na primeira parte apresentaremos a tese de Olson acerca da lógica que envolve a ação das coletividades. Em seguida, tentaremos demonstrar como Rousseau elabora o conceito de vontade geral e das condições especiais em que ela se expressa. Por fim, pretendemos demonstrar as aproximações e distanciamentos entre o pensamento de Rousseau e as teses Mancur Olson a respeito dos limites da ação coletiva.
References
DENT, N. J. H. Dicionário Rousseau. Tradução: Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.
HOBBES, T. Leviatã ou matéria, forma e poder de um Estado Eclesiástico e Civil. Tradução: João Paulo Monteiro e Maria Beatriz Nizza da Silva. São Paulo: Abril S.A. Cultural e Industrial, 1974.
OLSON, M. A Lógica da Ação Coletiva: os benefícios públicos e uma teoria dos grupos sociais. Tradução: Fabio Fernandez. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2015.
ROUSSEAU, J.-J. Do Contrato Social ou princípios do direito político. Tradução: Lourdes Santos Machado. São Paulo: Abril S.A. Cultural e Industrial, 1973.
ROUSSEAU, J.-J. Tratado Sobre Economia Política. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2003.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0) License, which allows the non-commercial sharing of work, without modifications and with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and citation of published work (See The Free Access Effect).