A filosofia da educação entre a teoria crítica e a filosofia da diferença
DOI:
https://doi.org/10.30611/2014n5id5137Resumo
O presente artigo aborda a polêmica entre o Marxismo e a Filosofia da Diferença no âmbito da Filosofia da Educação, área de conhecimento que se modifica conforme mudam as ideias sobre Educação e Filosofia. O item Teoria Crítica e Filosofia da Educação tem o pensamento adorniano como eixo central, bem como o conceito de Formação (Bildung), Semiformação (Halbbildung) na perspectiva da emancipação humana. Já o item Filosofia da Diferença e Filosofia da Educação se baseia no pensamento deleuzeano e desconstrói a ideia de emancipação a partir das mudanças conceituais de Educação e Filosofia, e também apresenta seus substitutos nas noções de criatividade e de universo micro. Outro objetivo do presente texto é explicitar os pontos positivos trazidos pela Filosofia da Educação norteada pela Filosofia da Diferença, encontro nem sempre bem visto por alguns estudiosos da Teoria Crítica.Downloads
Publicado
2016-10-06
Edição
Seção
Artigos Fluxo Contínuo
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