Contradição entre trabalho e educação na sociedade capitalista: Desnaturalização da precária formação escolar de jovens e adultos trabalhadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30611/2012n1id5151

Resumo

O presente trabalho objetiva demonstrar, sob os fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural, que a precária formação de jovens e adultos trabalhadores é um fenômeno que só adquire significação real se entendido no quadro histórico-concreto do modo de produção capitalista. Sob esta diretriz, asseveramos que a escolarização de jovens e adultos trabalhadores, dirigida à formação de níveis mais elevados de consciência, demanda o desvelamento do processo da constituição e do desenvolvimento do modo de produção capitalista.

Biografia do Autor

Graziela Lucchesi da Silva, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná e Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Paraná – área de Psicologia e Educação. Participa dos Grupos de Pesquisa – CNPq “Psicologia Histórico-Cultural e Educação” e “Educação e Marxismo – NUPE-MARX/UFPR”

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Publicado

2013-01-24

Edição

Seção

Dossiê Indivíduo e Educação no Contexto da Crise do Capitalismo