O “outro” da filosofia da educação de Adorno: a Psicanálise
DOI:
https://doi.org/10.30611/2012n1id5160Resumo
O presente texto busca investigar a presença do “outro” na filosofia de Adorno, quer dizer, visa-se elucidar que este “outro” corresponde ao elemento da teoria psicanalítica, pois tal teoria fora tradicionalmente refutada pela filosofia moderna. Nestes termos, mostraremos que duas correntes de pensamentos contribuíram significativamente para essa refutação, são elas: a transcendental kantiana e a filosófica economicista marxiana. Para tanto, faremos um recorte dos textos de Adorno que trata da psicanálise, em seguida, procuraremos encontrar similitudes e divergências à educação.
Downloads
Publicado
2013-01-24
Edição
Seção
Artigos Fluxo Contínuo
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0), que permite o compartilhamento não comercial, sem modificações e com igual licença do trabalho, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).