O Sujeito na Experiência Psicanalítica e nas Narrativas Contemporâneas: uma Abordagem na Filosofia de Žižek
DOI:
https://doi.org/10.30611/2012n1id5164Resumo
No presente artigo temos como objetivo primordial trazer reflexões sobre o processo de constituição do sujeito, em uma abordagem pautada no pensamento de Slavoj Žižek, (2009). Para tanto, se faz necessário enveredarmos no âmbito psicanalítico, mais especificamente nas apreensões de Freud e Lacan sobre a categoria sujeito, em uma análise teórica do conceito buscando compreender sua construção histórica e seus desdobramentos no campo da Psicanálise, bem como n âmbito da Filosofia. Desta feita, abordar, neste debate, o papel do sujeito no cenário das narrativas contemporâneas, requer compreender os diferentes significados que envolvem essa problemática, tecida em seus diferentes contextos e nas suas múltiplas dimensões no tempo presente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0), que permite o compartilhamento não comercial, sem modificações e com igual licença do trabalho, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).