A PEDAGOGIA SOCIALISTA DE MAKARENKO: NOTAS PEDAGÓGICAS

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DOI:

https://doi.org/10.30611/2015n7id5183

Resumo

Este texto, para além de divulgar a obra e as ideias do educador socialista ucraniano Anton Makarenko e sua eminente luta a favor da educação, busca refletir sobre a relevância de seu legado pedagógico para a formação humana. Makarenko dedicou sua vida a educar, elaborar e construir um processo educativo fundado no pensamento socialista. Seu trabalho foi especialmente dirigido à educação de crianças e adolescentes abandonados e oprimidos pela estrutura da ditadura czarista no Império russo. A pedagogia de Makarenko se notabilizou pela beleza de seu trabalho e de sua obra educativa e social, articulada nas instâncias ditas como socialismo ou socialismo real. Mormente seu trabalho em conjunto com outros educadores socialistas, fez da educação uma arte de ensinar e aprender, criando uma escola e uma vida em movimento. Movimentos e mobilizações políticas constantes constituindo, no cotidiano das relações e das lutas sociais, verdadeiras oficinas de arte-educação, vida e trabalho. O pedagogo associou a educação às necessidades dos coletivos, a realidade histórica que a comunidade e a sociedade necessitavam à época. Autor de vários livros como Poema Pedagógico, Bandeiras nas Torres, Livro dos pais e Problemas da educação escolar, o aludido educador descreve, em suas obras, sua experiência educativa na União Soviética versando sobre a edificação da escola socialista. Esses volumes marcam a vida de Makarenko e a educação crítica, abordam as primeiras lições do socialismo na União Soviética trabalhando também, entre outros relevantes tópicos, a fundação da banda de música, do grupo de teatro e suas múltiplas atividades artísticas e culturais desenvolvidas pela coletividade na Colônia Górki. O trabalho desse educador na Colônia Gorki e Comuna Dzerjinski mostra a possibilidade real dos homens-educadores darem passos transformadores nas suas vidas. A história de vida de Makarenko, as lutas sociais, as falas, os discursos pedagógicos, a práxis social, o seu engajamento político na elaboração de uma teoria da educação e de uma escola socialista fizeram desse homem-educador um autêntico defensor dos interesses dos desvalidos.

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Publicado

2016-10-06

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo