A PEDAGOGIA SOCIALISTA DE MAKARENKO: NOTAS PEDAGÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.30611/2015n7id5183Abstract
Este texto, para além de divulgar a obra e as ideias do educador socialista ucraniano Anton Makarenko e sua eminente luta a favor da educação, busca refletir sobre a relevância de seu legado pedagógico para a formação humana. Makarenko dedicou sua vida a educar, elaborar e construir um processo educativo fundado no pensamento socialista. Seu trabalho foi especialmente dirigido à educação de crianças e adolescentes abandonados e oprimidos pela estrutura da ditadura czarista no Império russo. A pedagogia de Makarenko se notabilizou pela beleza de seu trabalho e de sua obra educativa e social, articulada nas instâncias ditas como socialismo ou socialismo real. Mormente seu trabalho em conjunto com outros educadores socialistas, fez da educação uma arte de ensinar e aprender, criando uma escola e uma vida em movimento. Movimentos e mobilizações políticas constantes constituindo, no cotidiano das relações e das lutas sociais, verdadeiras oficinas de arte-educação, vida e trabalho. O pedagogo associou a educação às necessidades dos coletivos, a realidade histórica que a comunidade e a sociedade necessitavam à época. Autor de vários livros como Poema Pedagógico, Bandeiras nas Torres, Livro dos pais e Problemas da educação escolar, o aludido educador descreve, em suas obras, sua experiência educativa na União Soviética versando sobre a edificação da escola socialista. Esses volumes marcam a vida de Makarenko e a educação crítica, abordam as primeiras lições do socialismo na União Soviética trabalhando também, entre outros relevantes tópicos, a fundação da banda de música, do grupo de teatro e suas múltiplas atividades artísticas e culturais desenvolvidas pela coletividade na Colônia Górki. O trabalho desse educador na Colônia Gorki e Comuna Dzerjinski mostra a possibilidade real dos homens-educadores darem passos transformadores nas suas vidas. A história de vida de Makarenko, as lutas sociais, as falas, os discursos pedagógicos, a práxis social, o seu engajamento político na elaboração de uma teoria da educação e de uma escola socialista fizeram desse homem-educador um autêntico defensor dos interesses dos desvalidos.Downloads
Published
2016-10-06
Issue
Section
Artigos Fluxo Contínuo
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0) License, which allows the non-commercial sharing of work, without modifications and with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and citation of published work (See The Free Access Effect).