CONDIÇÃO: SOCIEDADE, EFICÁCIA E SENTIDO NO PENSAMENTO DE ERIC WEIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30611/2020n19id61571

Palavras-chave:

Condição, Sociedade, Ciência, sentido

Resumo

A categoria da condição é a da ciência moderna marcada pela eficácia técnica. Essa ciência oferece a matriz para outras posteriores, como as ciências sociais. Por meio destas é que se apresenta a sociedade moderna na sua autocompreensão. Contudo, essa autocompreensão não significa uma compreensão sobre a questão do sentido. Com o fito de elaborar esse esquema, o presente artigo apresenta três momentos. No primeiro, traçamos o pano de fundo da discussão com a exposição das características da sociedade moderna, bem como o papel da eficácia técnica no seu bojo. No segundo, passamos ao tratamento da categoria da condição, privilegiando sua concepção de ciência, de modo a situarmos a sua limitação quanto ao tratamento da compreensão do sentido. Finalmente, no terceiro momento, identificamos de que maneira se dá o adequado espaço da compreensão da demanda pelo sentido, como uma questão eminentemente filosófica. Não se trata, é importante explicitar de imediato, de propor uma rejeição dos benefícios da técnica moderna. Entretanto, é importante reconhecer sua especificidade e as limitações que a ciência tecnicamente eficaz enfrenta ao deparar-se com questões que ultrapassam seus objetos e chamar atenção para a importância do papel da filosofia como uma das possibilidades humanas que se levanta contra aquela que constitui o seu problema fundamental: a violência.

Referências

CAILLOIS, R., Politique et violence chez Eric Weil. Revue de l’enseignement de philosophie, 28° année, n° 5, p. 1 – 10. Paris, 1977.

_______. La violence pure est-elle démoniaque? In.: Actualité d’Éric Weil, Paris: Éditions Beauchesne, 1984, p. 213 – 222.

CANIVEZ, P. Weil. Paris: Socié te d’édition les Belles Lettres, 1999.

DOUMIT, E. Etat et société modernes dans la ‘Philosophie politique’. Archives de Philosophie, n° 33, p. 511 – 526. Paris: Beauchesne, 1970.

DUBARLE, D., Totalisation terrestre et devenir humain. Archives de Philosophie, n° 33, p. 527 – 545. Paris: Beauchesne, 1970.
KIRSCHER, G. Figures de la violence et de la modernité: Essais sur la philosophie d’Eric Weil. Lille: Presses Universitaires de Lille, 1992.

KIRSCHER, G. Eric Weil ou la raison de la philosophie. Paris: Presses Universitaires du Septentrion, 1999.

KLUBACK, W. The idea of humanity. Boston, University Press of America, 1987.

PERINE, M. Filosofia e violência: sentido e intenção da filosofia de Éric Weil. São Paulo, Edições Loyola, 1987.

RIBEIRO, R. J. Hobbes: o medo e a esperança. In: Clássicos da política, Francisco Welfort (org.). São Paulo: Editora Ática, 2001.

SILVA, F. L. Descartes: a metafísica da modernidade. São Paulo: Moderna, 1993.

STANLEY, J. Como funciona o fascismo: a política do “nós” e “eles”. Porto Alegre: L&PM Editora, 2019.

TCHEKOV, A. As três irmãs/contos. São Paulo: Abril Cultural, 1995.

WEIL, E. Lógica da filosofia. São Paulo: É realizações, 2012 A.

WEIL, E. Filosofia política. São Paulo: Edições Loyola, 2011 A.

WEIL, E. La philosophie est-elle scientifíque? Archives de Philosophie, n° 33, p. 353 – 369. Paris: Beauchesne, 1970.

WEIL, E. La culture. Philosophie et réalité II. Paris, Beauchesne Éditeur, 2003.

Downloads

Publicado

2020-12-19

Edição

Seção

Dossiê Filosofia da Técnica e Educação (II)