COMENTÁRIOS PARA UMA EDUCAÇÃO ESTÉTICA DA HUMANIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30611/2020n19id61577

Palavras-chave:

Arte, cultura, ciência, educação estética da humanidade

Resumo

O presente ensaio tem como objetivo apresentar elementos que permitam promover reflexões acerca da formação do indivíduo na sociedade administrada, sua relação com os modos de produção e circulação da cultura, seus processos, instituições, possibilidades e limites. Para tanto, pauta-se na revisão bibliográfica para exploração de conceitos teóricos de autores da primeira geração da Escola de Frankfurt - em especial Herbert Marcuse, Theodor W. Adorno, Max Horkheimer e Walter Benjamin - para analisar: o processo de produção material sob o qual a cultura se desenvolve; a formação do indivíduo sob a égide desta cultura; as transformações dos estímulos artísticos e suas consequências para a percepção sensorial; o papel das instituições no desenvolvimento e/ou ajustamento do espírito e os benefícios e armadilhas da correlação entre distintas áreas do saber para produção de conhecimento científico. Abstendo-se da necessidade de indicar resultados e conclusões pontuais, esta análise visa promover debates sobre os limites e alternativas possíveis para o enfrentamento da realidade objetiva com vistas para uma educação estética de humanidade.

Referências

ADORNO, T. W. Teoría de la pseudocultura. In: ADORNO, T. W; HORKHEIMER, M. Sociológica. Traducción de Víctor Sánchez de Zavala. Madrid: Taurus,1966.

ADORNO, T. W.; SIMPSON, G. Sobre a música popular. In: COHN, G. (Org.). Theodor W. Adorno: Sociologia. São Paulo: Ática, 1986,115-143.

ADORNO, T. W. O fetichismo na música e a regressão da audição. In: Textos escolhidos / Theodor W. Adorno (1903-1969). Consultoria: Paulo Eduardo Arantes, Tradução: Zeljko Loparic. São Paulo: Nova Cultural, 1996.

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução: Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994.

HORKHEIMER, M. e ADORNO, T. W. A Indústria cultural: o iluminismo como mistificação das massas. In: Indústria cultural e sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011, 7-74.

MARCUSE, H. Sobre o caráter afirmativo da cultura. In: Cultura e sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 1997, 89-136. (Vol. 1).

MARCUSE, H. Comentários para uma redefinição de cultura. In: Cultura e sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 1998, 153-175. (Vol. 2).

Downloads

Publicado

2020-12-19

Edição

Seção

Dossiê Filosofia da Técnica e Educação (II)