A EDUCAÇÃO EM REDE EM ÉPOCA DE PANDEMIA NO ESTADO NEOLIBERAL BRASILEIRO: POR UMA VIDA MAIS SOLIDÁRIA E DE ACOLHIMENTO, PARA AS EPIDEMIAS E CRISES SE REPETIREM MENOS!

Autores

  • Nestor Francisco Rambo

DOI:

https://doi.org/10.30611/2020n19id61580

Palavras-chave:

Estado, cidadania, globalização, solidariedade, pandemia, educação

Resumo

Em tempos de pandemia, quando pensamos na superação da crise, é preciso uma responsabilidade no conjunto da sociedade. Os Estados, escolas, empresas, sindicatos e universidades precisam (re)pensar estratégias de cooperação entre os homens.   No Estado moderno o sujeito reconhecido como cidadão, encontra-se em crise. A idealização universal do “ser cidadão” encontra-se fragilizada, rompida da sua existência como ser humano. Nos currículos escolares será necessária a ênfase para uma educação voltada para a sustentabilidade, pois o aquecimento global e a economia não solidária, não comunitária, do desperdício, e, não distributiva, vai definhando com o planeta. O desemprego e a fome aumentaram no mundo. São necessárias formas associativas de trabalho. Com o Novo FUNDEB, existe a possibilidade do salário do professor da Educação Básica no Brasil ser mais justo, com a observância da Lei do Piso do Professor e Planos de Carreira, que contemplem os diferentes níveis de formação e formação contínua. Com salários mais dignos e justos aos professores, ganha a sociedade, e aprimora-se a ciência, a tecnologia e a pesquisa. Ganha a educação em qualidade, com profissionais mais motivados. O capitalismo neoliberal em curso no Brasil e em outras partes do mundo, exercem uma forte pressão sobre os nossos currículos escolares. A mentira que vale como verdade, e a verdade que vale como mentira, como parte da cultura neoliberal, desestruturam as famílias, crianças, os jovens, a classe trabalhadora e os professores. É chegado o momento que almejamos, um mundo pós-pandemia, mais fraterno, solidário e cooperativo. Na educação, o professor é um dos profissionais mais vulneráveis ao Covid-19, e, diante desse quadro, as aulas presenciais não devem reiniciar no presente ano, ou, enquanto não for descoberto a cura da doença. O professor voltará mais valorizado pelas famílias, pela dimensão da complexidade que envolveu os pais em lidarem com os filhos nas tarefas escolares. Urge, que o Estado, o MEC e os políticos valorizem o professor com melhores condições de trabalho e salário. A responsabilidade e a solidariedade, são dimensões inseparáveis da ética. Se me sinto responsável, também   me sinto solidário.

Referências

CAPRA, Fritjof. As conexões ocultas – ciência para uma vida sustentável. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Cultrix, 2005.

CARDOSO, Beatriz. Desafios Para a Educação Pública Agora e Depois da Covid-19. Disponível em: https://fundacaofhc.org.br/iniciativas/debates/desafios-para-a-educacao-publica-agora-e-depois-da-covid-19 . Fundação FHC, 08 de maio de 2020/transmissão online - via Zoom.

CASARA, Rubens. O descuido com a vida no Brasil é um projeto político. Nada tem de natural. Revista Esquinas. Revista Digital Laboratório da Faculdade Cásper Líbero. Entrevista feita por: Letícia Keller, 18 de junho de 2020.

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Redes. A Era da Informação: Economia, sociedade e Cultura, Volume 1. São Paulo: Paz e Terra, 2009. (Tradução de Roneide Venancio Majer com a colaboração de Klauss Brandini Gerhardt).

CHAGAS, F. Eduardo. O pensamento de Marx sobre a Subjetividade. In: CHAGAS, Eduardo F.; RECH, Hildemar Luiz; et. al. (Orgs.). Subjetividade e Educação. Fortaleza: UFC, 2012, p. 37-62.

CHILDE, Gordon. A Evolução Cultural do Homem. 5.ed. Tradução de Waltensir Dutra. Zahar: Rio de janeiro, 1986.

CLAVAL, Paul. A Geografia Cultural. 2. Ed. Florianópolis: UFSC, 2001. (Tradução de Luíz Fugazzola Pimenta e Margareth de Castro Afeche Pimenta).

CLAVAL, Paul. Terra dos Homens – a geografia. Tradução de Domitila Madureira. São Paulo: Contexto, 2010.

COUTINHO, Carlos Nelson (Org). O leitor de Gramsci – Escritos escolhidos: 1916-1935. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

GADOTTI, Moacir. Educar para a Sustentabilidade – Uma contribuição à Década da Educação para o Desenvolvimento sustentável. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2009 (Série Unifreire 2).12.

MARX, Karl. A Miséria da Filosofia (Resposta à Filosofia da Miséria de Proudhon). Tradução de: Paulo Roberto Banhara. São Paulo: Lafonte, 2018.

MATIJASCIC, Milko. Professores da Educação Básica no Brasil: Condições de Vida, Inserção no Mercado de Trabalho e Remuneração. Texto para Discussão nº 2304. Brasília: Ipea, 2017.

MARINI, Eduardo. Alfabetização digital se torna obrigatório para as escolas. Revista Educação (Online), edição 259, 3 de jul. de 2019. Acesso em: 16 de abril de 2020.

MORIN, Edgar. Ciência com Consciência. 7.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. (Tradução de Maria D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória).

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do presente. In: MORAES, Maria Cândida; DE ALMEIDA, Maria da Conceição (Orgs.). Os Sete Saberes Necessários à Educação do Presente – Por Uma Educação Transformadora. Rio de Janeiro: Wak, 2012, p. 33-45.

PINTO, João Roberto Lopes. Economia Solidária – De volta à arte da associação. Porto Alegre: UFRGS, 2006.

RAFFESTIN, Claude. Por uma Geografia do Poder. São Paulo: Ática, 1993.

RAFFESTIN, Claude. Territorializzazione, desterritorializzazione, riterritorializzazione e informazione. In: TURCO, Angelo. Regione e regionalizzazione. Milano: Franco Angeli, 1984, p. 69-82.

RAMBO, Nestor Francisco. A Educação em Rede em Época de Pandemia: Algumas Nuvens e Muitas Sombras. In: SCHÜTZ, Jenerton Arlan; MAYER, Leandro (Orgs.). Vozes Contemporâneas da Educação. Ilustração: Cruz Alta, 2020, p. 27-49.

RECH, Hildemar Luiz. Geoestratégias, estado e globalização econômica. In: SOUZA, Antônia de Abreu, et. al. Trabalho, Capital mundial e formação dos Trabalhadores. Fortaleza: SENAC/CE/UFC, 2008, p.63-83.

SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense. Florianópolis: COAN, 2019.

SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Proposta Curricular de Santa Catarina – Formação Integral na Educação Básica. Forianópolis: SED, 2014.

SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. DIRETRIZES 3 – ORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Florianópolis: SED, 2001.

SANTOS, Milton. TÉCNICA, ESPAÇO, TEMPO – Globalização e Meio Técnico-Científico Informacional. 3.ed. São Paulo: Hucitec, 1997.

SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. O BRASIL – Território e Sociedade no início do século XXI. 11.ed. Record: Rio de Janeiro/São Paulo, 2008.

SOUZA, Jessé. A Elite do Atraso – da Escravidão à Lava jato. Rio de Janeiro: Leya, 2017.

Downloads

Publicado

2020-12-19

Edição

Seção

Dossiê Filosofia da Técnica e Educação (II)