MIKHAIL BAKHTIN E KARL MARX: CONSCIÊNCIA E LINGUAGEM
DOI:
https://doi.org/10.30611/2020n19id61582Palavras-chave:
Mikhail Bakhtin, Karl Marx. Consciência. Linguagem., Karl Marx, Consciência, LinguagemResumo
Neste trabalho buscaremos analisar a relação entre os conceitos de consciência e linguagem a partir de Mikhail Bakhtin e Karl Marx. Neste sentido, no que se refere a Mikhail Bakhtin teremos como escopo principal a obra, Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. No tocante a Karl Marx, percorreremos obras como, A Ideologia Alemã, O capital e Contribuição a Crítica da Economia política. Nossa análise gira sempre em torno da construção dos conceitos de consciência e linguagem em Bakhtin, procurando articulá-los com os pontos de vista desenvolvidos na teoria marxista. Acreditamos que exista uma determinada viabilidade para tal conexão entre os pensadores, uma vez que, a construção da Filosofia da Linguagem de Bakhtin sofre influencia direta da Filosofia Marxista. Nossa pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, indireta, qualitativa e se desenvolve por meio da interlocução crítico-discursiva. Concluímos que, a linguagem assim como a consciência tem em comum o fato de necessitarem construir suas bases no contexto histórico social e real. Marx e Bakhtin buscam rechaçar qualquer compreensão idealista referente a esses conceitos. Mais que isso, os autores estão denunciando as posturas metodológicas que introduzem um caráter irreal e atemporal aos conceitos determinantes da sociedade.
Referências
______. Problemas da poética de Dostoiévski. Trad. Paulo Bezerra. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
_______; VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2006.
BUBNOVA, Tatiana. El marxismo y la Filosofía del Lenguaje: los principales problemas del método sociológico en la ciencia del lenguaje. Buenos Aires: Ediciones Godot, 2009.
MARCONDES, Danilo. A pragmática na filosofia contemporânea. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
MARX, Karl. ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. Trad. Luis Claudio de Castro e Costa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
______. A ideologia alemã. Trad. M. Backes. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
______. Contribuição à crítica da economia política. São Paulo: Martins Fontes, 1983.
______. Teses sobre Feuerbach. Tradução autorizada de Álvaro Pina. 2003. Disponível em: <https://www.marxists.org/portugues/marx/1845/tesfeuer.htm> Acesso em: 12 Dez. 2019.
VIANNA, Rodolfo. Marxismo e filosofia da linguagem à luz da ideologia alemã. Bakhtiniana, São Paulo, v. 1, n. 3, pp. 29-41. 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0), que permite o compartilhamento não comercial, sem modificações e com igual licença do trabalho, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).