TEORIA E PRÁXIS NO “CHÃO DA ESCOLA”
DOI:
https://doi.org/10.30611/2020n20id62604Palavras-chave:
Educação, Racionalidade, Teoria comunicacional, EmancipaçãoResumo
Este artigo objetiva realizar uma reflexão crítica sobre a educação escolarizada, examinando as ações pedagógicas próprias de educadores e educandos, à luz da Teoria Comunicacional do filósofo e sociólogo alemão Jurgen Habermas, tendo como fonte discursiva um projeto institucional da Secretaria de Estado da Educação do Governo do Piauí, denominado “Formação no chão da escola”. Considerando a importância da abertura à experiência comunicativa na educação e na sociedade, exacerbadamente funcionalistas, o estudo da inter-relação teoria e práxis, notoriamente sistematizada e problemática, conduz-nos ao resgate dos conceitos-chave da filosofia crítica habermasiana: “mundo da vida e mundo sistêmico”, para, a partir deles e através deles, compreender e confrontar essa realidade pedagógica nefasta, produto de uma escola administrada enquanto subsistema do mundo vital, criticando substancialmente esse processo de formação educativo tão midiático e colonizado por todas as formas de habilidades regidas pela racionalidade instrumental. Concluímos com a proposta de Habermas de uma práxis pedagógica emancipatória, perfeitamente possível e carente de discussão, coordenação e entendimento, via linguagem intersubjetiva.
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