DA ALERGIA À ALTERIDADE A READMISSÃO DO OUTRO: A PRESENÇA DE EMMANUEL LÉVINAS NA PROPOSTA ÉTICA DE ZYGMUNT BAUMAN
DOI:
https://doi.org/10.30611/2021n22id71234Palavras-chave:
Zygmunt Bauman, Emmanuel Levinas, Contemporaneidade, ÉticaResumo
Nas discussões sobre a constituição da subjetividade, o debate sobre o papel do Outro é algo relativamente recente. O objetivo do artigo é discutir esse processo a partir da alteridade e a construção de uma ética para a contemporaneidade tendo por base o debate realizado pelo sociólogo Zygmunt Bauman em especial, quanto ao diálogo realizado com o pensamento de Emmanuel Lévinas e sua ética radical. Após uma breve contextualização do pensamento moderno na qual temos, para Lévinas, uma “alergia a alteridade” é apresentado o conceito de Rosto como expressão da alteridade, numa perspectiva na qual o Outro não é reduzido ao mesmo, não sendo identidade nem limite do eu. Da alteridade dá-se a produção de um sujeito ético, em Lévinas, entendido como responsável pelo Outro. Esse é um dos fundamentos para a proposição ética de Zygmunt Bauman que parte da crítica a universalização de normativas de conduta e a dificuldade de relacionamento na sociedade contemporânea. Desse modo, a contemporaneidade nos exige uma nova forma de tratar as questões vinculares, abrindo possibilidades de, através das emoções e afetos, resgatar a alteridade dos relacionamentos.
Referências
BAUMAN, Z. Ética Pós-Moderna. São Paulo: Loyola, 2003
BAUMAN, Z. A Arte da Vida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2009.
BAUMAN, Z. Mundo Consumo: Ética del Indivíduos em La Aldea Global. Buenos Aires: Paidos, 2010.
BAUMAN, Z. Vida em Fragmentos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2011.
BECK, U. Sociedade de Risco: rumo a uma outra modernidade. São Paulo: Ed. 34, 2010.
BITTENCOURT, R.N. A arte de amar na égide da liquidez. In: Revista Húmus, v. 9 n.27, p. 164-174, 2019.
BOCK, A.M; FURTADO, O; TEIXEIRA, M. Psicologias: uma introdução ao estudo das psicologias. São Paulo: Saraiva, 2008
CANDIOTTO, C. Ética: abordagens e perspectivas. Curitiba: Champagnat, 2010.
CARRARA, O.V. Ética e Ontologia em Emmanuel Lévinas. Revista Estudos Filosóficos, n.8, 2012, p.33-50
CRITCHLEY, S. Introdução a Emmanuel Lévinas. In: HADDOCK-LOBO, R. Da existência ao infinito: ensaios sobre Emmanuel Lévinas. Rio de Janeiro, São Paulo: Ed. PUC-Rio, Loyola, 2006, p.13-20.
DERRIDA, J. Adeus a Emmanuel Lévinas. São Paulo: Perspectiva, 2008
FIGUEIREDO, L.C; COELHO JUNIOR, N.E. Figuras da intersubjetividade na constituição subjetiva: dimensões da alteridade. Interações, v. IX, n.17, jan-jun. 2004, p.9-28.
FREIRE, W.F.A. A significação ética do Rosto em Emmanuel Lévinas. Dissertação de mestrado UECE fortaleza, 2007
HADDOCK-LOBO, R. Da existência ao infinito: ensaios sobre Emmanuel Lévinas. Rio de Janeiro, São Paulo: Ed. PUC-Rio, Loyola, 2006.
HERMANN, N. M. A. Breve investigação genealógica sobre o outro. In: Educação & Sociedade, v. 32, 2011, p. 137-149,
JAMENSON, F. Pós-modernidade e sociedade de consumo. In: Novos estudos, São Paulo, n.12, jun.1985, p.16-26.
JUNIOR, J.F. Introdução a uma crítica da modernidade enquanto conceito sociológico. In: Mediações, v.15, n.2, jul, dez. 2010, p.28-41.
LEVINAS, É. Violência do rosto. São Paulo: Loyola, 2014
LÉVINAS, E. Totalidade e Infinito. Lisboa: Edições 70, 1980
LÉVINAS, E. Entre nós: Ensaios sobre a alteridade. Petrópolis: Editora Vozes, 2004
MARTINS, E.C. Da ética das certeza à ética dos valores pós-modernos. In: Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, n. 22, jun.2007, p. 25-40. Disponível em http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/191/174
MIRANDA, J.V.A.M. Levinas e a reconstrução da subjetividade: aproximações com o campo da educação. Revista Brasileira de Educação v. 19 n. 57 abr.-jun. 2014. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v19n57/v19n57a10.pdf.
NAVARRO, O. El «rostro» del otro: Una lectura de la ética de la alteridad de Emmanuel Lévinas Contrastes.In: Revista Internacional de Filosofía, v.VIII, 2008, p.177-194.
SILVA, P.F. Conceito de ética na contemporaneidade Segundo Bauman. São Paulo: Cultura Academica, 2013.
SILVA, R.B. Lugares para amizade na sociedade contemporânea : caminhos educativos a partir da obra de Zygmunt Bauman. 2012. 194f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Marília, 2012.
SILVA, R.B. Amizade, diferença e educação: reflexões a partir de Zygmunt Bauman. In: Educação & Realidade, v. 43, n. 1, jan. mar. 2018, p. 115-129.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0), que permite o compartilhamento não comercial, sem modificações e com igual licença do trabalho, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).