A DECADÊNCIA DO DISCURSO DA PÓS-MODERNIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30611/2021n22id71241

Palavras-chave:

Decadência, Discurso, Pós-modernidade, Rogério Miranda de Almeida

Resumo

O artigo investiga pesquisas sobre a pós-modernidade, em diferentes bases, para responder à pergunta: o discurso da pós-modernidade no campo da educação se consolidou na passagem do século XX para o século XXI? Por hipótese, assumiu-se a decadência do discurso da pós-modernidade no campo da educação pela reafirmação de características próprias da modernidade na famigerada pós-modernidade. O método consistiu em pesquisa bibliográfica com uso da técnica da revisão de literatura. As bases consultadas foram a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD, o Portal de Periódicos da CAPES e a Plataforma SciELO. Além disto, houve estudo de diferentes textos filosóficos, com destaque para a argumentação de Rogério Miranda de Almeida sobre a pós-modernidade. Como resultados, respondeu-se ao problema de pesquisa de forma negativa, ou seja, o discurso da pós-modernidade não se consolidou na passagem do século XIX para o século XX na medida em que foram as características da modernidade as ferramentas utilizadas em discursos de filósofos pós-modernos. A singularidade e importância da investigação está na apresentação de relevantes argumentos de Rogério Miranda de Almeida, que mostram, ao longo da história da filosofia, que a fragmentação da cultura e o fim do sujeito não são marcas exclusivas da modernidade ou da pós-modernidade.

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Publicado

2021-06-16

Edição

Seção

Dossiê Pós-Modernidade e seus impactos na educação