A DECADÊNCIA DO DISCURSO DA PÓS-MODERNIDADE
DOI:
https://doi.org/10.30611/2021n22id71241Palavras-chave:
Decadência, Discurso, Pós-modernidade, Rogério Miranda de AlmeidaResumo
O artigo investiga pesquisas sobre a pós-modernidade, em diferentes bases, para responder à pergunta: o discurso da pós-modernidade no campo da educação se consolidou na passagem do século XX para o século XXI? Por hipótese, assumiu-se a decadência do discurso da pós-modernidade no campo da educação pela reafirmação de características próprias da modernidade na famigerada pós-modernidade. O método consistiu em pesquisa bibliográfica com uso da técnica da revisão de literatura. As bases consultadas foram a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD, o Portal de Periódicos da CAPES e a Plataforma SciELO. Além disto, houve estudo de diferentes textos filosóficos, com destaque para a argumentação de Rogério Miranda de Almeida sobre a pós-modernidade. Como resultados, respondeu-se ao problema de pesquisa de forma negativa, ou seja, o discurso da pós-modernidade não se consolidou na passagem do século XIX para o século XX na medida em que foram as características da modernidade as ferramentas utilizadas em discursos de filósofos pós-modernos. A singularidade e importância da investigação está na apresentação de relevantes argumentos de Rogério Miranda de Almeida, que mostram, ao longo da história da filosofia, que a fragmentação da cultura e o fim do sujeito não são marcas exclusivas da modernidade ou da pós-modernidade.
Referências
________. Eros e Tânatos: a vida, a morte, o desejo. São Paulo: Loyola, 2007.
________. Nietzsche e o paradoxo. São Paulo: Loyola, 2005.
AMARAL FILHO, F. dos S. Ética e Estética são um? O que isto pode ter a ver com a Educação Escolar. Educação & Realidade, v. 43, n. 2, abr./jun. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623660334. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362018000200387&lang=pt. Acesso em: 18 abr. 2021.
ANTES, G. A pedagogia histórico-crítica e a formação do sujeito professor crítico. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2020. Disponível em: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5164. Acesso em: 18 abr. 2021.
BRASIL. Portal de Periódicos CAPES. Ministério da Educação. Disponível em https://www-periodicos-capes-gov-br.ezl.periodicos.capes.gov.br/, acesso em 10 de abril de 2021.
________. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. BDTD. Disponível em https://bdtd.ibict.br/vufind/, acesso em 18 de abril de 2021a.
BARALDI, S. A. Dewey: Natureza, Cultura, Educação e Democracia. 2019. 173 f. Tese (Doutorado em Cultura, Filosofia e História da Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. DOI: https://doi.org/10.11606/T.48.2019.tde-04112019-175609. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04112019-175609/pt-br.php. Acesso em: 18 abr. 2021.
BLANCO, J. E. D. L. H. Estilos de Gestión y Cultura Institucional en las Organizaciones Escolares. Encuentros, v. 15, n. 1, jan./jun. 2017. DOI: https://doi.org/10.15665/re.v15i1.611. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1692-58582017000100061&lng=pt&nrm=iso&tlng=es. Acesso em: 18 abr. 2021.
CANDIDO, M. dos S. Q. Concepções de planejamento de ensino: contribuições para a formação de professores. 2017. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8614. Acesso em: 18 abr. 2021.
CARRIJO, V. L. A. Torna-te! O Processo de Subjetivação das Juventudes Negras a partir de suas Trajetórias Escolares. 2020. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2020. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10482. Acesso em: 18 abr. 2021.
CINTRA, M. C. de S. L. R. Leitura de Fragmentos. Relato de uma experiência completa a partir de um acervo incompleto. 1990. 198 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 1990. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27132/tde-12032013-161928/publico/MestradoRizzi.pdf. Acesso em: 18 abr. 2021.
CORRÊA, A. G.; MILL, D. R. S. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e Hierarquia Social dos Objetos no campo da Educação: testes empíricos. Educar em Revista, v. 36, dez. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.75776. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602020000100601&lang=pt. Acesso em: 18 abr. 2021.
COSTA, G. S. A formação cidadã em tempos pós-modernos: contribuições de uma sequência didática de escrita colaborativa do hiperconto a partir da visão crítica da teoria dos (multi)letramentos. 2018. 149 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufes.br/handle/10/10356. Acesso em: 18 abr. 2021.
DARÓS, W. R. Seducir o adoctrinar. La educación ante las formas moderna y pós-moderna de la esclavitud. Revista de Historia de la Educación Latinoamericana, v. 22, n. 34, jan./jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.19053/01227238.11352. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0122-72382020000100073&lang=pt. Acesso em: 18 abr. 2021.
GARCÉS, D. E. et al. Efecto modulador del liderazgo transformacional en el estrés laboral y la efectividad escolar percibida por trabajadores de educación básica de Ciudad Guzmán, Jalisco. RIDE. Rev. Iberoam. Investig. Desarro. Educ., v. 9, n. 18, ene./jun. 2019. DOI: https://doi.org/10.23913/ride.v9i18.477. Disponível em: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?pid=S2007-74672019000100845&script=sci_abstract. Acesso em: 18 abr. 2021.
GIDDENS, A. As consequências da modernidade. Trad. Raul Fiker. São Paulo: Editora UNESP, 1991.
________. Os contornos da alta modernidade. Modernidade e Identidade. Trad. Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.
GOLDONI, J. Mutação da violência escolar na sociedade pós-moderna: a efervescência do ciberbullying. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2017. Disponível em: http://tede.unioeste.br/bitstream/tede/3348/5/Jakeline_Goldoni2017.pdf. Acesso em: 18 abr. 2021.
GONZALEZ, N. F. La lucha simbólica por la educación en la globalización neoliberal. Revista Brasileira de Educação, v. 22, n. 71, nov. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782017227171. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000400222&lang=pt. Acesso em: 18 abr. 2021.
HABERMAS, J. O discurso filosófico da modernidade. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
HARVEY, D. A condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. Trad. Adail U. Sobral e Maria Stela Gonçalves. 3.ed. São Paulo: Edições Loyola, 1993 [1989].
KANT, I. O que é o esclarecimento? In: KANT, I. Textos seletos. Trad. Floriano de Souza Fernandes. 4 ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
KARASEK, F. S. O conceito de pós-modernidade em Lyotard e a possibilidade da influência nietzschiana. Revista Famecos, Porto Alegre, ano 15, n. 23, ago., 2010. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/revistapsico/ojs/index.php/famecos/article/view/779 1/5529. Acesso em: 10 abr. 2018.
KUENZER, A. Z. Trabalho e Escola: A flexibilização do ensino médio no contexto do regime de acumulação flexível. Educação & Sociedade, v. 38, n. 139, abr./jun. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/es0101-73302017177723. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302017000200331&lang=pt. Acesso em: 18 abr. 2021.
LATOUR, B.; WOOLGAR, S. A vida de laboratório: A produção dos fatos científicos. Trad. Angela Ramalho Vianna. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1997.
LATOUR, B. A esperança de Pandora: ensaios sobre a realidade dos estudos científicos. Trad. Gilson César Cardoso de Sousa. Bauru: EDUSC, 2001.
________. Jamais Fomos Modernos. São Paulo: Editora 34, 2019.
LYOTARD, J-F. A condição pós-moderna. 8. ed. Rio de Janeiro: José Olympio. 2004.
________. O pós-moderno. Rio de Janeiro: José Olympio Editor, 1988.
MEDEIROS, H. G. D.; TRINDADE, T. G. Theoretical foundations of the pedagogical projetc of a Medicine course in the outback of the state of Paraíba, Brazil: contributions to the debate on medical education. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, v. 23, supl. 1, feb. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/interface.170790. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832019000600202&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 18 abr. 2021.
MONTEIRO, S. D. A relação das enciclopédias com os índices e a Web semântica: linhas de força para a organização e significação na pós-modernidade. Transinformação, v. 29, v. 1, jan./abr. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2318-08892017000100003. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-37862017000100015&lang=pt. Acesso em: 18 abr. 2021.
MORAES, M. A. de. A configuração interdisciplinar da Ciência da Informação pelo olhar da análise de citações. 2020. 184 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista/UNESP, Marília, 2020. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/193488. Acesso em: 18 abr. 2021.
NASCIMENTO, A. D. Formação em pesquisa na pós-graduação: práticas e desafios. A formação do pesquisador em Educação na Universidade do Estado da Bahia. Educar em Revista, v. 34, n. 71, set./out. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.62550. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602018000500019&lang=pt. Acesso em: 18 abr. 2021.
NEGREIROS, T. C. G. C. de. Tempo de aprendizagem flexível: as novas tendências de aprendizagem mediadas pelo uso das tecnologias da informação e comunicação para a classe trabalhadora. 2010. 233 f. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35733. Acesso em: 18 abr. 2021.
NIETZSCHE. F. W. A gaia ciência. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Cia das Letras, 2001.
________. Sämtliche Werke. Kritische Studienausgabe (KSA). 15 vols. Organizada por Giorgio Colli e Mazzino Montinari. Berlim: de Gruyter, 1999.
PEREIRA, C. dos S. O uso do Facebook em aulas de língua inglesa na perspectiva dos multiletramentos. 2016. 145 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) - Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2400. Acesso em: 18 abr. 2021.
QUEIROZ, A. P. C. Escolas do século XIX, professores do século XX e alunos do século XXI? A subjetivação no discurso sobre a educação escolar. 2016. 120 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016. Disponível em: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5337. Acesso em: 18 abr. 2021.
RODRIGUES, A. V. et al. Concepções sobre ciência e fazer científico de estudantes de um curso normal e possíveis implicações nas atitudes futuras desses professores. R. Educ. Ci. Tec., v. 12. n. 12, p. 65-92, nov. 2019. DOI: http://dx.doi.org./10.5007/1982-5153.2019.v12n2p65. Acesso em: 18 abr. 2021.
SALES, M. M. de L. Solidez da escola na pós-modernidade: uma viagem pelos caminhos das subjetividades de alguns alunos e de um docente em matemática. 2018. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34327. Acesso em: 18 abr. 2021.
SCHWARTZMAN, S. Educação básica no Brasil: a agenda da modernidade. Estudos Avançados. São Paulo, v. 5, nº 13, p. 49-60, Dezembro 1991. Disponível em https://doi.org/10.1590/S0103-40141991000300003, acesso em 19 de maio de 2021.
SciELO. Scientific Eletronic Library Online. Disponível em https://www.scielo.org/, acesso em 16 de abril de 2021.
SILVEIRA, C. G. da. O resgate do sentir na educação do ser humano: discursos, identidades e transdisciplinaridade. 2019. 202 f. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade de Brasília, Brasília, 2019. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/35055. Acesso em: 18 abr. 2021.
SOUSA, T. P. de. Pós-modernidade, ciência jurídica e ensino: possíveis contribuições da teoria crítica no cenário brasileiro. Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife, v. 90, n. 2, p. 297-315, jul./dez. 2018. ISSN 2448-2307. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/ACADEMICA/article/view/236207. Acesso em: 18 abr. 2021.
VÁTTIMO, G. O fim da modernidade. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
YAEGASHI, S. F. R. et al. Aprimoramento cognitivo farmacológico: motivações contemporâneas. Psicologia em Estudo, v. 25, out. 2020. DOI: https://doi.org/10.4025/psicolestud.v25i0.46319. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722020000100228&lang=pt. Acesso em: 18 abr. 2021.
ZANATTA, R. P. P.; SAAVEDRA FILHO, N. C. O Ensino de Ciências e a leitura da modernidade e da pós-modernidade por Bruno Latour: reflexões acerca do surgimento de pós-verdades e concepções alternativas no Ensino de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Fundamental II. Caderno Brasileiro de Ensino da Física, v. 37, n. 3, p. 1469-1495, dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1469. Acesso em: 18 abr. 2021.
ZLUHAN, M. R.; VANZUITA, A.; RAITZ, T. R. Da modernidade à pós-modernidade: experiências e significados juvenis. Reflexão e Ação, v. 25, n. 1, p. 198-217. DOI: http://dx.doi.org/10.17058/rea.v25i1.7436. Acesso em: 18 abr. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0), que permite o compartilhamento não comercial, sem modificações e com igual licença do trabalho, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).