O MITO DA CAVERNA DE PLATÃO E A INDÚSTRIA DA BELEZA: DIAGNÓSTICO DE INTERVENÇÃO EM SALA DE AULA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30611/2023n29id91334

Palabras clave:

Autoaceitação, Beleza, Caverna, Platão, Reconhecimento de si

Resumen

Este artigo tem como objetivo abordar uma intervenção realizada nas turmas do primeiro ano do ensino médio de uma escola localizada na cidade de Ipu-Ceará no ano de 2018, na disciplina de filosofia, com o tema ''Mito da caverna de Platão''. Assim, foram feitas leituras em sala de aula de alguns trechos do livro A República de Platão que aborda o tema, juntamente com o livro didático Filosofando: Introdução à filosofia das autoras Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins com o intuito de referenciar as cavernas contemporâneas. Deste modo, foi utilizado o método de ensino cuja intenção era a de apresentar livros e recursos audiovisuais para fins educacionais. Com a compreensão do mito da caverna de Platão, portanto, conseguimos vinculá-lo a um assunto da realidade dos alunos: a indústria da beleza que padroniza uma determinada forma de comportamento nos indivíduos, causando-lhes sérios problemas físicos e psicológicos. Para sustentar essa ideia, trabalhou-se com dois videoclipes das cantoras Beyoncé (Pretty Hurts) e Colbie Caillat (Try) na tentativa de despertar a reflexão da necessidade de autovalorização e aceitação física, em um distanciamento das cavernas patriarcais. Enfim, esse artigo manifesta uma enorme contribuição para os jovens do ensino médio, especialmente, na sua autoaceitação e formação identitária na medida em que compreendem os padrões como formas de aprisionamentos. Assim, conclui-se que estas discussões são relevantes por despertarem temas caros e reais aos jovens, tanto que promovem adoecimentos psicológicos. O propósito é o de expandir a discussão de tal forma que eles mesmos possam dialogar sobre o assunto.

Citas

ARANHA, M. L. de A.; MARTINS, M. H. P. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 2016.

BEYONCÉ. Beyoncé - Pretty Hurts (legendado). YouTube, 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4geR5pN9OAw. Acesso em: 20. Jan. 2022.

BEYONCÉ. Pretty Hurts (tradução). Vagalume, 2021. Disponível em: https://www.vagalume.com.br/beyonce/pretty-hurts-traducao.html. Acesso em: 20. Jan. 2022.

CAILLAT, Colbie. Try (tradução). Vagalume. Disponível em: https://www.vagalume.com.br/colbie-caillat/try-traducao.html. Acesso em: 20. Jan. 2022.

CARVALHO, R. Padrões de beleza: deixe que eles se encaixem em você (sem culpa). LeiaMaisBa, 2019. Disponível em: https://leiamaisba.com.br/2019/10/22/padroes-de-beleza-deixe-que-eles-se-encaixem-em-voce-sem-culpa. Acesso em: 20. Jan. 2022.

FOUCAULT, M. A Hermenêutica do Sujeito: curso dado no Collège de France (1981-1982). São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

LEGENDA, Muita. Colbie Caillat - Try: Tradução e legendas (legendado em Português). YouTube, 2014. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0Ppl1elS96k. Acesso em: 20. Jan. 2022.

PLATÃO. A República. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1949.

WOLF, N. O mito da beleza: como as imagens de beleza são usadas contra as mulheres. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2018.

Publicado

2023-06-19

Número

Sección

Dossiê A Filosofia e seu ensino no Ceará