O PENSAMENTO DE ADA KROEF COMO POTÊNCIA PARA O ENSINO DE FILOSOFIA
DOI:
https://doi.org/10.30611/2023n29id91490Palavras-chave:
Ada Kroef, Ensino de Filosofia, Currículo-Nômade, Polos Culturais, Estágio Supervisionado em FilosofiaResumo
Este artigo apresenta a potência do pensamento da filósofa e professora Ada Kroef para o ensino de Filosofia e a Educação. Para tanto, abordaremos os livros Currículo-nômade: sobrevoos de bruxas e travessias de piratas Inspirada pela Filosofia da Diferença (2018) e Escola como polo cultural: contornos mutantes em fronteiras fixas (2017). Nessas obras, a autora questiona teorias e práticas conservadoras do ensino e da educação de forma geral, propondo a criação de novas práticas e posicionamentos teóricos. A estrutura desse artigo se desenvolve em dois tópicos. O primeiro, A Escola na Filosofia, pensa essa instituição a partir das noções de currículo-nômade e currículo-programa. O segundo, A Filosofia na Escola, pondera sobre o fazer dos professores de Filosofia nas diversas funções que podem ocupar na escola e em políticas públicas educacionais e também sobre a prática docente de Ada Kroef como professora no curso de Filosofia da UFC nas disciplinas de estágio supervisionado, onde cria estratégias pedagógicas diferenciadas na experiência do Sábado Filosófico.
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