O PENSAMENTO DE ADA KROEF COMO POTÊNCIA PARA O ENSINO DE FILOSOFIA
DOI:
https://doi.org/10.30611/2023n29id91490Keywords:
Ada Kroef, Ensino de Filosofia, Currículo-Nômade, Polos Culturais, Estágio Supervisionado em FilosofiaAbstract
Este artigo apresenta a potência do pensamento da filósofa e professora Ada Kroef para o ensino de Filosofia e a Educação. Para tanto, abordaremos os livros Currículo-nômade: sobrevoos de bruxas e travessias de piratas Inspirada pela Filosofia da Diferença (2018) e Escola como polo cultural: contornos mutantes em fronteiras fixas (2017). Nessas obras, a autora questiona teorias e práticas conservadoras do ensino e da educação de forma geral, propondo a criação de novas práticas e posicionamentos teóricos. A estrutura desse artigo se desenvolve em dois tópicos. O primeiro, A Escola na Filosofia, pensa essa instituição a partir das noções de currículo-nômade e currículo-programa. O segundo, A Filosofia na Escola, pondera sobre o fazer dos professores de Filosofia nas diversas funções que podem ocupar na escola e em políticas públicas educacionais e também sobre a prática docente de Ada Kroef como professora no curso de Filosofia da UFC nas disciplinas de estágio supervisionado, onde cria estratégias pedagógicas diferenciadas na experiência do Sábado Filosófico.
References
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 5; tradução de Peter Pál Pelbart e Janice Caiafa. São Paulo: Ed. 34, 1997
DIAS, Rosa. Prefácio. In. Currículo-nômade: sobrevoos de bruxas e travessias de piratas. Fortaleza: EdUECE, 2018.
DINIS, Nilson Fernandes. A esquizoanálise: um olhar oblíquo sobre corpos, gêneros e sexualidades. In. Sociedade e Cultura, v.11, n.2, jul/dez. 2008. p. 355 a 361
FERNANDES, Dorgival. MARINHO, Cristiane; SOUSA, Alex; COSTA, Roberta. A educação brasileira e a constituição do sujeito neoliberal. In. Educação, linguagens e práticas sociais. Pau dos Ferros, RN: AINPGP, 2021.
KROEF, Ada. Interceptando Currículos: produzindo novas subjetividades. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 26, n. 1, p. 93 – 114, 2001. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/41317 Acesso em: 15 dez. 2022.
KROEF, Ada; GALLICCHIO, Gisele. Escola-empresa: traços do empresário-sombra. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 28, n. 1, p. 116 – 127, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/dPLvB7dghcFzgNCJqXGqBLP/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 15 dez. 2022.
KROEF, Ada. Escola como polo cultural: contornos mutantes em fronteiras fixas. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2017.
KROEF, Ada. Currículo-nômade: sobrevoos de bruxas e travessias de piratas. Fortaleza: EdUECE, 2018.
LORIERI, Marcos Antônio. Filosofia no ensino Fundamental. São Paulo: Cortez, 2002.
GADELHA, Sylvio. Prefácio. In. SOUSA, Alex; MARINHO, Cristiane; FERNANDES, Dorgival; VERAS, Elias; DAMASCENO, Roberta (org.). Michel Foucault: ressonâncias contemporâneas. Curitiba, CRV, 2017.
MACHADO, Roberto. Deleuze e a Filosofia. Rio de Janeiro: Graal, 1990.
MARINHO, Cristiane. Filosofia e Educação no Brasil: da identidade a diferença. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
MARINHO, Cristiane, A filosofia da diferença de Gilles Deleuze na filosofia da educação no Brasil. Relatório final (pós-doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. 2012. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/Indicador/Index?c=875412
PIMENTA, Selma Garrida. Estágios Supervisionados: unidade teoria e prática em cursos de licenciatura. In. CUNHA, Célio da; FRANÇA, Carla Cristie de. Formação Docente: fundamentos e práticas do estágio supervisionado. Brasília: Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade; Universidade Católica de Brasília, 2019.
RAGO, Margareth. Michel Foucault: ressonâncias contemporâneas. Alex Sousa, Cristiane Marinho, Dorgival Fernandes, Elias Veras, Roberta Damasceno (org). Curitiba, CRV, 2017.
SILVA, Tomás Tadeu da. Documento de Identidade: uma introdução às teorias do currículo.
2° ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
LACERDA, Lucas Oliveira de Nogueira; SOUSA, Bruna Nogueira Ferreira de. A Arte e o Corpo no ensino de Filosofia. In. ENCONTRO CEARENSE DE PROFESSORES DE FILOSOFIA, v. 1, n. 1, 2018, Fortaleza. Anais do Encontro Cearense de Professores de Filosofia, Fortaleza, 2022. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1_xpJpQrnrdmHwKw1hFA_SYB2XRqSL4gP/view Acesso em: 15 dez. 2022.
SOUSA, Antônio Alex Pereira de. Sábado Filosófico: um relato da parceria entre a escola de ensino médio e a Universidade. In. ENCONTRO CEARENSE DE PROFESSORES DE FILOSOFIA, v. 2, n. 1, 2019, Fortaleza. Anais do Encontro Cearense de Professores de Filosofia, Fortaleza, 2022. https://drive.google.com/file/d/1dCAJJQYiua4V4FLvNqsVVW5R2hn-X-IV/view Acesso em: 15 dez. 2022.
NOGUEIRA, Maria Marilene Banhos; KROEF, Ada Beatriz Gallicchio. O Grupo de Estudos em Filosofia da Diferença: resistência no ensino de Filosofia. In. ENCONTRO CEARENSE DE PROFESSORES DE FILOSOFIA, v. 3, n. 1, 2022, Fortaleza. Anais do Encontro Cearense de Professores de Filosofia, Fortaleza, 2022.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0) License, which allows the non-commercial sharing of work, without modifications and with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and citation of published work (See The Free Access Effect).